Castro conquista reconhecimento do Ministério da Saúde

por claudiag — publicado 29/09/2021 17h30, última modificação 30/09/2021 16h40
Apenas 225 municípios do Brasil atingiram média sete em indicadores de desempenho do Previne Brasil e Castro é um deles

A secretária municipal de Saúde, Maria Lídia Kravutschke, apresentou a prestação de contas relativas ao 2º quadrimestre de 2021 em audiência pública realizada na Câmara Municipal nesta quarta-feira (29/09). O encontro foi conduzido pelo vereador Professor Jonathan (PSC) que é presidente da comissão permanente de Saúde e Assistência Social.

Conforme relatório, as receitas da pasta no período de maio a agosto superaram os R$ 22 milhões. Do montante de recursos, R$ 16 milhões são provenientes da prefeitura municipal, aproximadamente R$ 10 milhões que correspondem aos 15% de repasse obrigatório pela Lei Complementar nº 141/2012, e R$ 6 milhões de recursos ordinários livres.

Em específico para aplicação contra a Covid19, o Fundo Municipal de Saúde recebeu do governo federal R$ 446 mil no mês de maio. Na página inicial do site da prefeitura, www.castro.pr.gov.br, os munícipes podem acessar o botão “Coronavírus-Gastos e Receitas” e verificar as ordens de compra, licitações, contratos, fornecedores, vacinação, entre outras informações relacionadas diretamente no combate ao vírus.

Dentre tantas dificuldades que a saúde vem enfrentando em virtude da pandemia, Lídia mencionou o reconhecimento que o município conquistou recentemente do Ministério da Saúde diante das iniciativas adotadas no enfrentamento da emergência sanitária e pelo fortalecimento da atenção primária em saúde. O ministério certificou as gestões que atingiram resultados acima de sete em indicadores de desempenho do Previne Brasil como: acompanhamento de pessoas hipertensas, consultas de pré-natal e cobertura de exame citopatológico.

Dos cinco mil municípios do Brasil, apenas 225 conquistaram média acima de sete, dentre eles está Castro. No Paraná, dos 399 municípios, apenas nove atingiram a média e Castro ficou em terceiro lugar. “Isso é resultado de ter prontuário eletrônico, é acreditar que precisa mudar. A saúde vem evoluindo muito e se queremos melhorar para o usuário precisamos acompanhar a tecnologia, facilitar para os profissionais e oferecer um ambiente digno de trabalho onde passam a maior parte do tempo. Diante de toda a pandemia e dificuldade que tivemos, acredito que não é só a secretaria de saúde ter orgulho, mas o castrense ter orgulho de fazer parte de um grupo tão seleto”, enfatizou durante a fala.

No decorrer da apresentação, Lídia mostrou fotos das Unidades Básicas de Saúde cujas reformas foram concluídas, como Terra Nova e Marmeleiro, as próximas reformas a serem licitadas, dentre elas as da Serra do Apon e Marmeleiro. A secretária aproveitou a oportunidade para explicar que a obra do Centro de Especialidades Médicas encontra-se paralisada devido desistência do vencedor da licitação, e que novo trâmite já começou.

A audiência foi transmitida em tempo real e gravada. Todo o conteúdo pode ser acessado pelo site da Câmara no menu Galeria de Vídeos.