Investimentos em CMEIs e escolas municipais

por claudiag — publicado 02/09/2021 15h11, última modificação 02/09/2021 15h11
Vereadores aprovam abertura de créditos que somam mais de R$ 1 milhão

Os vereadores da Câmara Municipal de Castro aprovaram na tarde de ontem, 01 de setembro, durante sessão ordinária, três projetos de lei que autorizam o Executivo Municipal a abrir créditos adicionais suplementares para custear investimentos em CMEIs e escolas municipais.

Juntas as propostas totalizam mais de R$ 1 milhão. Conforme justificativas dos documentos, os recursos serão investidos na aquisição de mobiliário, equipamentos para cozinha, execução de obras de reforma e ampliação. Ainda serão adquiridos parquinhos para todos os CMEIs.

O presidente da Câmara, vereador Neto Fadel (Patriota), menciona que a educação é sempre uma prioridade para o legislativo, pois o investimento permanece e beneficia gerações. “Percebo que a educação é tratada com muita responsabilidade no nosso município. A equipe da educação é composta por profissionais excelentes, prova disso é a ótima nota que Castro conquistou no último IDEB. Alunos, professores e funcionários merecem esses investimentos”, relata.

Os projetos receberam pareceres favoráveis e na votação, realizada em bloco, foram aprovados por unanimidade. Seguem agora para sanção do prefeito municipal.

Nutrição nas escolas- A sessão foi suspensa para explanação da nutricionista responsável técnica e assessora de Alimentação Escolar da secretaria municipal de Educação de Castro, Lia Giordani Calleya Barela, sobre o trabalho desenvolvido por sua equipe.

O convite partiu da comissão permanente de Saúde e Assistência Social, tendo em vista o ingresso no expediente do projeto de lei nº 69/21. De autoria do Professor Jonathan, a proposta visa proibir a venda e consumo de alimentos ultra processados e uso de frituras em escolas públicas e privadas no âmbito municipal.

Lia apresentou os diversos projetos que a assessoria realiza junto aos CMEIs e escolas municipais, sejam idealizados pela própria equipe ou exigidos pela legislação, com o objetivo de formar crianças com discernimento para fazer escolhas saudáveis e serem multiplicadoras da boa alimentação.

A respeito da proposição em análise na Casa, Lia enfatizou que o mesmo irá fortalecer a rede pública e favorecer o município ao garantir que o trabalho hoje desenvolvido tenha continuidade. Os parlamentares Joel Fadel (Patriota), Maurício Kusdra (PSB), Gerson Sutil e Professor Jonathan parabenizaram a profissional pela apresentação e trabalho desempenhado junto às crianças.

Cruzamento de ruas- O vereador Jhonnathan Flugel (Podemos) protocolou indicação em que aponta a necessidade de estudo para melhorar a segurança do cruzamento entre as ruas Mariana Marques e Nossa Senhora do Carmo, local de grande movimento de veículos, onde sempre ocorrem acidentes.