Social detalha ações de maio a agosto no Legislativo

por claudiag — publicado 06/10/2022 14h15, última modificação 06/10/2022 14h17
Secretária Michelle Fadel apresentou informações aos vereadores

Na tarde de ontem, 06 de outubro, às 14 horas, foi a vez da secretaria municipal de Família e Desenvolvimento Social prestar contas a respeito das atividades do 2º quadrimestre de 2022 na Câmara Municipal de Castro. A audiência pública foi conduzida pela comissão permanente de Saúde e Assistência Social, presidida por Professor Jonathan (PSC), com auxílio de Augusto Beck (PP) e Paulinho Farias (PSD).

A secretária Michelle Nocera Fadel apresentou as informações da pasta referentes aos meses de maio, junho, julho e agosto. No período as receitas da secretaria provenientes de recursos federais e estaduais totalizaram quase R$ 684 mil e as despesas ultrapassaram os R$ 6 milhões, diferença custeada com recursos próprios do município.

Michelle detalhou o número de repasses realizados através dos diversos programas de transferência de renda, como Auxílio Brasil e Renda Família Paranaense, e também os repasses municipais que foram feitos para organizações da sociedade civil. O montante de R$ 864 mil foi distribuído entre seis entidades beneficiadas, entre elas a Casa da Criança e do Adolescente Padre Marcelo Quilici e a APAE, conforme metas estabelecidas em convênios ou termos de colaboração.

Dentre as atividades desenvolvidas no quadrimestre Michelle mencionou as formações, reuniões e campanhas realizadas sobre diferentes temas que envolvem a assistência social, a exemplo do enfrentamento a violência sexual de crianças e adolescentes, combate a violência contra a pessoa idosa, regularização fundiária e abordagem a população de rua.

“Fizemos reuniões com os líderes comunitários, mais uma vez estamos nos colocando para escutar as demandas da população. De acordo com essas reuniões fazemos os planejamentos e vamos apresentando nosso trabalho. A secretaria de assistência social não é mais secretaria somente de entregar benefícios e sim de um trabalho sendo realizado por trás disso, com a família. Nessas reuniões de liderança conseguimos enxergar a peculiaridade de cada bairro”, destaca sobre os encontros realizados com as lideranças das áreas de abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social. O vídeo da audiência na íntegra está disponível no canal da Câmara no youtube.

LOA 2023 está na Câmara

Orçamento será avaliado pelos vereadores e passará por audiência e duas votações

Ainda nesta quarta-feira, 05 de outubro, a Câmara de Castro realizou a primeira sessão ordinária do mês e apresentou no expediente o projeto de lei sobre o orçamento do município para o ano de 2023. O projeto aponta uma estimativa de receita e despesa para o próximo exercício financeiro superior a R$ 358 milhões, quase R$ 69 milhões a mais do que o estimado para 2022.

O presidente Neto Fadel (Patriota) destaca que a matéria foi protocolada no legislativo em 30 de setembro, data determinada pela Lei Orgânica Municipal. “Nesta primeira sessão após o protocolo é oficializada a chegada do projeto na Casa e encaminhado para as comissões emitirem seus pareceres”, comenta.

Fadel explica que o legislativo realizará audiência pública sobre o projeto e o mesmo deverá passar por duas discussões e votações em plenário. A proposição deve retornar ao Executivo para sanção até o dia 05 de dezembro.

Limpeza de bueiro- O vereador Jhonnathan Flugel (Podemos) apresentou indicação nessa sessão em que solicita para a secretaria municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente a limpeza de bueiro localizado na Rua Oscar Wisoski, em frente ao número 45, no Bairro Canta Galo II. O pedido é dos moradores do local que sofrem com o mau cheiro e com os transtornos em dia de chuva.

Próxima sessão- Devido ao feriado do dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, a próxima sessão ordinária da Câmara de Castro será realizada na quinta-feira, dia 13, às 16 horas.