Vereadores cobram medidas sobre os patrimônios municipais

por Salem Testa publicado 03/08/2023 15h44, última modificação 03/08/2023 15h44
Teatro Bento Mossurunga e Casa de Sinhara foram os destaques da sessão, parlamentares pediram reforma e a reabertura dos locais que são tão importantes para a história do município.

Na tarde de ontem, 01, o presidente da Câmara Municipal de Castro conduziu a primeira sessão ordinária do mês de agosto, depois de duas semanas de recesso conforme o regimento interno da casa, artigo 85, que acompanha o Congresso Nacional. No encontro foram aprovados os requerimentos de autoria dos vereadores Joel Elias Fadel (Patriota) e Guto Beck (PP), respectivamente.

O vereador Joel Elias Fadel (Patriota), apresentou o requerimento 220/2023, o texto pede informações a Secretaria Municipal Desenvolvimento Urbano - Superintendência de Fiscalização de Obras - e a Secretaria de Cultura, Indústria Comércio e Turismo, o qual solicita informações relativas à segurança do Teatro Municipal Bento Mossurunga.

O questionamento também se dá sobre a reabertura ao público, pois o espaço é adequado para realização de eventos como formaturas e demais apresentações escolares e culturais. “É um patrimônio público de valor e central do município, gostaria que o executivo desce uma atenção ao pedido” solicitou Fadel.

Guto Beck (PP) solicitou o restauro da Antiga Casa de Sinhara, com algumas dúvidas ao secretário, questionou a pasta de Turismo, sobre qual a possibilidade de restauro e caso já exista um projeto, qual a previsão de início das obras?

Ambos os pedidos são reiterando requerimentos de 2022 que já foram apresentados a Casa e enviados as respectivas pastas do Executivo Municipal.

“A Casa de Sinhara é muito importante, estamos aqui constantemente cobrando o Estado por causa do prédio do Antigo Forum, mas não podemos esquecer de cobrar o município também. Esta casa é uma das mais antigas do município” destacou Beck.

Segurança

Fadel ainda apresentou um requerimento solicitando informações quanto à possibilidade de instalação de faixa elevada para travessia de pedestres na Rua do Rosário, em frente ao Colégio Dynâmico, obrigando assim os motoristas a reduzirem a velocidade e dando maior segurança aos alunos, professores e pais.

Outro local que foi realizada indicação de travessia elevada foi em frente à Escola Municipal Estação do Tronco, de autoria do vereador Professor Jonathan Barros (PSC).

Na presente sessão foi aprovado o requerimento do parlamentar Gerson Sutil (PSC) que requer ao Deputado Estadual Moacyr Elias Fadel Júnior intercessão junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para instalação de limitador de velocidade com painel digital na Avenida Prefeito Ronie Cardoso, próximo da nova rodoviária. Que tem como objetivo a segurança da população que utiliza a estrada, o pedido é uma medida que deve ser tomada para evitar acidentes.

O limitador de velocidade é conhecido por sua eficácia em controlar a velocidade dos veículos e conscientizar os motoristas sobre a necessidade de cumprir os limites estabelecidos.