Acesso à alimentação básica

por claudiag — publicado 15/06/2022 17h15, última modificação 15/06/2022 17h15
Vereador Joel Fadel (Patriota) sugere implantação de programa para beneficiar famílias

Nesta quarta-feira, 15 de junho, o presidente da Câmara de Castro, Neto Fadel (Patriota), conduziu a terceira sessão ordinária do mês corrente. Destaque no encontro para o requerimento do parlamentar Joel Fadel (Patriota) que questiona a secretaria municipal de Família e Desenvolvimento Social quanto a viabilidade de desenvolver um programa que ofereça alimentos básicos a um preço mais acessível para a população mais carente.

Joel Fadel destaca que a alta generalizada dos preços dos produtos está desafiando o sustento das famílias, pois diminuiu o poder de compra de itens de primeira necessidade. No documento o vereador sugere que o município siga os moldes do Programa Armazém da Família desenvolvido em Curitiba, que oferece alimentos básicos e de higiene em valores 30% menores que os praticados no mercado convencional.

O parlamentar comenta ainda que na capital paranaense o cadastro dos beneficiários é feito online, com renovação anual, e a tabela de preços dos produtos fica disponível em site. “É de extrema relevância promover novos meios que garantam segurança alimentar, dignidade, saúde e bem estar social das famílias mais carentes do município”, ressalta.

Fadel também apresentou nesta sessão, junto com o vereador Guto Beck (PP) proposição em que solicita informações ao Executivo sobre a possibilidade de oferecer transporte aos alunos que frequentam a APAE, visto a dificuldade de muitos pais em levar seus filhos todos os dias até a instituição.

Conselho do Esporte- O projeto de lei nº 25/2022 foi aprovado por unanimidade na reunião. A proposta, que agora segue para sanção do prefeito Álvaro Telles, modifica a composição do Conselho Municipal de Esporte que passará a contar com representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e da Associação dos Deficientes Físicos de Castro. Além disso, a matéria também atribui como competência do conselho de esporte a outorga do certificado de mérito desportivo, cujo objetivo será reconhecer professores e atletas de destaque nos âmbitos estadual, nacional e internacional.

Cobertura em pontos de ônibus- No expediente do encontro foi apresentada indicação do vereador Cezar do Povo (DEM) que aponta a necessidade de construção de coberturas em pontos de ônibus nos bairros Alvorada I e II. Cezar faz o pedido em nome da comunidade do local que menciona a existência de poucos pontos cobertos e a dificuldade enfrentada nos dias de chuva, inclusive pelas crianças que utilizam o transporte escolar e acabam se molhando por não ter onde se proteger.