Ano de 2020

por bruno — publicado 13/03/2015 13h35, última modificação 18/04/2022 14h11
Homenageados do ano de 2020

Antenor Quintiliano Telles

Natural de Ponta Grossa, nascido em 1967, formado em Fisioterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Desde 1977, atua junto a área esportiva em competições municipais, estaduais e nacionais de futsal até 1994. Em 1996 especializou-se em fisioterapia ortopédica, traumatologia e desportiva. Na área de fisioterapia desportiva iniciou sua atividade no Figueirense Futebol Clube, onde permaneceu por dois anos. Em 2001, teve uma breve passagem pelo Coritiba Futebol Clube, onde neste mesmo ano recebeu convite para lecionar na Universidade do Contestado (Campus Concórdia-SC) como professor na área de Fisioterapia Ortopédica, Traumatologia e Desportiva. Foi o idealizador de uma parceria entre a Universidade e a Fundação Municipal de Esportes com o intuito de divulgar o trabalho da fisioterapia desportiva e aperfeiçoar prática dos acadêmicos do curso e, ao mesmo tempo, contribuir para um melhor desenvolvimento das equipes esportivas da fundação e do município nas mais diversas competições estaduais e nacionais.  Na Olimpíada Estudantil de Santa Catarina, Joguinhos e Jogos Abertos (SC), Taça Brasil de Futsal, Campeonato Brasileiro Juvenil de Handebol e nos Jogos Universitários Brasileiros onde atuou como fisioterapeuta oficial da Delegação Catarinense. Quando esteve em Concórdia, participou como fisioterapeuta da Seleção Olímpica Brasileira de Handebol Feminino, na preparação para as olimpíadas de Atenas, e também teve destaque ao seu atendimento ao atleta Falcão da Seleção Brasileira de Futsal, eleito melhor jogador do mundo na modalidade. Participou ativamente do processo de formação da Associação Atlética Universitária de Concórdia, aonde a mesma vem contribuindo pra o desenvolvimento do desporto universitário em aliança com a comunidade. Desta associação criou-se em 2005, a equipe de Handebol Feminina dirigida pelo Técnico da Seleção Brasileira, Alexandre Scheneider, e vem conquistando inúmeros títulos. Tornou-se uma referência internacional no esporte e também foi convidado para ser o vice-presidente da Confederação de Sul- Americana de Futebol de Salão, fundada em 1964. Em 2020 foi eleito presidente da Federeação de Futsal AMF do Brasil para um mandato de três anos, sendo que no primeiro conduziu o Brasil para dois mundiais. 

Frans Borg

Frans Borg ocupou a presidência da Cooperativa Castrolanda por 24 anos, de 1996 até dezembro de 2019, e conquistou reconhecimento por sua comeptência, honestidade e defes do cooperativismo. Nacsido na Holanda em 1951, imigrou ainda cedo, aos dois anos de idade, para a cidade de castro. A família cristã praticante morava em Bourtange, província de Groningen. O pai era agricultor e possuía uma pequena propriedade rural que não permitia ampliação, o que motivou a vinda para o Brasil junto a um grupo que estava imigrando. Frans iniciou os estudos na escola da Castrolanda, em 1957, cursando o primário, depois partiu para o ginásio no Colégio Agrícola, e finalizou no Instituto Cristão. Posteriormente ingressou no curso de Agronomia e formou-se em dezembro de 1974. No ano seguinte conseguiu emprego na cooperativa na assistência agronômica, período em que a agricultura estava em expansão e que conheceu sua esposa Angela Maria Verschoor, com quem teve três filhos: Rodrigo, Pablo e Cynthia. Após dez anos, em 1984, decidiou ser produtor de grãos, mas permaneceu apoiando a cooperativa enquanto associado. Em 1992, os associados entenderam que deveria integrar o Conselho de Administração da Cooperativa Castrolanda. Primeiramente ocupou o cargo de vice-presidente e, em 1996, passou para a presidência. Em sua gestão a cooperativa ampliou os negócios e foi criado um modelo pioneiro de intercooperação junto as cooperativas co-irmãs Frísia, de Carambeí, e Capal, de Arapoti, denominado Unium. Durante sua caminhada ajudou a construir os princípios do cooperativismo na Cooperativa Castrolanda. Cooperativista convicto, acredita que a contribuição desse modelo de negócios é nítido na agropecuária dos Campos Gerais. 

Rosa Maria da Silva Ribeiro

Filha de Washington Pereira da Silva e Nith Moreira da Silva, Rosa Maria da Silva Ribeiro nasceu em 1951 em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, mesma cidade natal do cantor Roberto Carlos. Médica, no primeiro ano de Ensino Médio já sabia que profissão seguir, sua decisão teve influência de um tio que era oftalmologista, e com o decorrer do tempo a escolha não mudou. Dra. Rosa concluiu o Curso de Medicina em 1975 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo. No primeiro ano do curso conheceu o esposo, Paulo Rduardo Magalhães Ribeiro, quando os dois procuravam um livro de oftalmologia na biblioteca. Casaram-se em 1974 e tiveram três filhos: Rejane, Roberto e Ramiro, que também seguiram carreira na área de saúde. No ano de 1976 fez residência em oftalmolgia no Hospital de Olhos da Tijuca- Rio de Janeiro. Dedicada em sua área de atuação, trabalha há quase 40 anos como médica oftalmologista na Clínica de Olhos de Castro. Possui título de especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Associação Médica Brasileira. Tem trabalhos publicados em revistas científicas e duas monografias pela Universidade Federal de São Paulo. Também é membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Associação Paranaense de Oftalmologia. Em janeiro de 1981 conheceu a cidade de Castro e se apaixonou. Foi a primeira oftalmologista mulher do município e aqui participou de diversos projetos sociais. Em 1983, juntamnete com a Prefeitura de Castro realizou o primeiro projeto de Medida da Acuidade Visual nas escolas Públicas. Foram realizados 3000 testes em crianças a partir de 7 anos de idade. Foi presidente do Lions Club de Castro por sete vezes e fundou nessas gestões vários clubes de mães beneficiando mulehres da periferia. Assessora de Visão do Lions Internacional em 1992. Nest função realizou em Castro quatro Projetos Catarata com subsídio financeiro do Lions Internacional, atingindo a meta de 1.200 cirurgias de catarata inteiramente gratuitas para os pacientes no período de um ano e meio. Em 1998 foi estagiária do Bascom Palmer Eye Institute de Miami- Estados Unidos, um importante departamento de oftalmologia da Faculdade de Medicina Miller da Universidade de Miami- Flórida.