Cumprimento das metas do Executivo no ano de 2015

por claudia — publicado 24/02/2016 20h39, última modificação 24/02/2016 20h39
Prefeitura fecha ano com índice de pessoal acima do limite máximo estipulado pela LRF

Às 17 horas da tarde desta quarta-feira, 24 de fevereiro, após sessão ordinária, o Presidente da Câmara Municipal de Castro, vereador Gerson Sutil (PSB), abriu a audiência pública para avaliação do cumprimento das metas fiscais do Executivo Municipal referente ao 3° quadrimestre de 2015, e passou a condução dos trabalhos para a Comissão de Finanças e Orçamento, cuja presidência é exercida pela vereadora Regiane Batista Severino (PRB).

Regiane esclareceu a todos sobre os propósitos da reunião e solicitou ao Secretário Municipal de Administração, Renato Cardoso Caetano, que fizesse a explanação dos dados.

Renato Caetano pontuou que as receitas do ano de 2015, somando-se as correntes e de capital, totalizaram R$ 159.138.585,13, e as despesas fecharam o ano em R$ 149.069.826,96. Entretanto, o excedente de pouco mais de R$ 10 milhões, será empregado no pagamento de contas empenhadas até o dia 31 de dezembro do referido ano.

Do total dos recursos arrecadados em 2015, 31,44% foram investidos em educação, sendo que o mínimo determinado para o município de Castro é de 28%, e em saúde foram aplicados 22%, mais do que os 15% impostos pela Constituição Federal. No que tange a índice de gastos consolidados com pessoal, o Executivo encerrou o último ano apresentando um percentual de 54,93%, 0,93% maior do que o limite máximo estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Este último quesito, bem como questões relativas a arrecadação de impostos, pagamento de professores do magistério, contratações de pessoal para o hospital, número de secretarias, e valores aplicados com aquisição de uniforme e material escolar, foram temas dos questionamentos das vereadoras Aline Sleutjes Roberto (PSDC), Maria de Fátima Barth Antão castro (PMDB) e Joel Elias Fadel (PSDB), ao final da apresentação dos relatórios.