Audiência Pública da Saúde- Reunião terá continuidade na segunda-feira

por claudia — publicado 20/02/2015 14h30, última modificação 15/07/2016 18h10
Relatório apresenta ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde

No início da noite de ontem, quinta-feira, 19, às 19 horas, a Secretária Municipal de Saúde, Karin Moroz Cardoso, apresentou durante audiência pública na Câmara Municipal de Castro parte da prestação de contas da pasta referente ao terceiro quadrimestre do exercício de 2014, que compreende o intervalo dos meses de setembro a dezembro do referido ano.

A audiência foi aberta pelo Presidente da Casa de Leis, vereador Gerson Sutil (PSB), e conduzida pela Comissão de Saúde e Assistência Social, cujo Presidente é o vereador Paulo Cesar de Farias (PPS), Secretário Herculano da Silva (PSL) e Membro Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC). O relatório apresentado trouxe informações a respeito do montante e fonte de recursos aplicados e oferta e produção de serviços prestados em áreas como de atenção primária a saúde, saúde bucal, mental, da criança e do adolescente, da mulher, do adulto, do idoso e da assistência às pessoas com deficiência.

As vereadoras Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB), Aline Sleutjes Roberto (PSDC), Regiane Batista Severino (PRB), e os vereadores Joel Elias Fadel (PSDB), Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC), e Herculano da Silva (PSL), fizeram questionamentos e apresentaram sugestões. Os parlamentares abordaram a Secretária acerca das ações que não foram realizadas no período, sobre a previsão para a distribuição de materiais para escovação nas escolas, quanto as ações que visem reduzir a gravidez na adolescência e o registro das crianças que estão nascendo fora de Castro, e a respeito do destino da verba aprovada para a pasta através do orçamento participativo.

Antes dos tópicos referentes a saúde do trabalhador serem expostos, perto das 21 horas e 30 minutos, e havendo outros pontos a serem discutidos, o Presidente da Casa, Gerson Sutil, sugeriu ao Presidente da Comissão, Paulo Farias, que suspendesse a audiência para que a apresentação fosse concluída em outra data. A segunda parte da audiência foi então remarcada para a próxima segunda-feira, dia 23, às 18 horas.