Saúde presta contas do 2º quadrimestre na Câmara

por claudiag — publicado 29/09/2022 14h31, última modificação 29/09/2022 14h31
Secretária Maria Lídia Kravutschke apresentou receitas e despesas por fonte de recursos

A Câmara de Castro realizou na tarde desta quarta-feira, 28 de setembro, a audiência pública de avaliação do cumprimento do plano municipal de saúde relativo ao 2º quadrimestre de 2022. A reunião foi conduzida pelo presidente da comissão permanente de Saúde e Assistência Social, Professor Jonathan (PSC), com auxílio dos membros Paulinho Farias (PSD) e Guto Beck (PP).

A secretária municipal de Saúde, Maria Lídia Kravutschke, apresentou as informações sobre a aplicação de recursos e atividades da pasta durante os meses de maio a agosto, período analisado no encontro. Lídia destacou as receitas recebidas mês a mês, pouco mais de R$ 28 milhões no quadrimestre, e detalhou as despesas, que totalizaram quase R$ 25 milhões, por fonte de recursos.

Lídia aproveitou a oportunidade para ressaltar que praticamente 95% das unidades básicas de saúde do município estão reformadas, oferecendo um espaço acolhedor para os profissionais trabalharem e possibilitando a ampliação de serviços.  “Hoje não precisa ir até a secretaria de saúde para praticamente nada, porque estamos online. Todo pedido médico cai diretamente na secretaria para agendamento, estamos organizados quanto a estrutura física e equipes, e agora podemos buscar desenvolver atividades mais preventivas e acolhimento melhor da comunidade”, mencionou.

Quanto às atividades desenvolvidas pela equipe de saúde do município, a secretária realçou ações relativas ao agosto dourado que visam incentivar o aleitamento materno, os treinamentos e capacitações desenvolvidos para os colaboradores e o projeto “Pintando um Sorriso” desenvolvido nas escolas para estimular o cuidado das crianças com a higiene bucal.

Banheiros públicos no Parque Lacustre

Vereador questiona possibilidade de instalação

Na mesma tarde da audiência, às 16 horas, o presidente da Câmara, Neto Fadel (Patriota), abriu os trabalhos da última sessão ordinária do mês de setembro. Em discussão e votação única os vereadores aprovaram o requerimento de autoria do vereador Joel Fadel (Patriota), que solicita informações do executivo municipal quanto a possibilidade de instalação de banheiros públicos no Parque Lacustre.

Joel Fadel destaca que o local é uma área de entretenimento e ponto turístico da cidade que recebe muitas pessoas com a finalidade de praticar esportes e ter momentos de lazer. “Temos o privilégio na nossa cidade de termos um parque maravilhoso no centro da cidade, onde as pessoas se reúnem principalmente aos finais de semana e dias mais quentes, mas temos uma deficiência ali quanto a banheiros. Acredito ser extremamente necessário e a população que frequenta irá agradecer muito”, menciona.

Capela Mortuária- Em outro requerimento aprovado na sessão, o vereador Joel Antônio de Souza (PSC) questiona a prefeitura sobre a viabilidade de construção de uma capela mortuária na vila do Distrito de Abapan, nas proximidades da Associação de Moradores. O parlamentar faz o pedido em nome da comunidade local que necessita de um lugar mais acessível para velar seus entes queridos.

Parquinho- O vereador Jovenil Rodrigues (Podemos) protocolou indicação apontando a necessidade de manutenção e reformas dos brinquedos do parquinho infantil da Vila Operária, localizado ao lado da quadra de areia. Jovenil relata que o local está bastante depredado, com farpas e parafusos expostos em alguns brinquedos, além da necessidade de pintura e reposição de areia.