Antigo Fórum: Vereadores solicitam providências do Estado

por claudiag — publicado 28/04/2022 13h41, última modificação 28/04/2022 13h41
Parlamentares solicitam reparo nos alambrados e restauração do prédio

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 27 de abril, realizada pela Câmara Municipal de Castro, a condição do prédio do antigo fórum foi novamente debatida pelos vereadores. O tema foi abordado em requerimento apresentado pelos vereadores Jovenil Rodrigues (Podemos) e Guto Beck (PP).

Os parlamentares solicitam informações ao Coordenador do Patrimônio Cultural e Secretário Executivo do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná. Eles questionam quanto às medidas que podem ser tomadas com relação aos alambrados de proteção do prédio e também quanto a reforma e restauração da estrutura que está localizada na Rua Dr. Jorge Xavier da Silva, principal rua do comércio de Castro, e com grande fluxo de carros e pedestres.

Durante discussão, Jovenil recordou que há tempos os vereadores solicitam providências junto aos órgãos competentes. “Passando pelo centro observamos que os alambrados de madeira que fazem a proteção estão caindo”, mencionou. Guto Beck reforçou que o prédio está em ruínas e pode acontecer um acidente. “Pedimos ao Governo do estado, proprietário do imóvel, que tome uma providência, a qualquer momento pode acontecer um acidente muito feio ali. Desejo que a restauração aconteça o quanto antes”, destacou.

José Nocera (Patriota) e Joel Fadel (Patriota) lamentaram a situação. “Algum tempo atrás colocaram uma escora para não cair e o prédio ficou do mesmo jeito. Um prédio histórico no centro de Castro, coisa mais linda, cada vez mais se deteriorando e se tornando um perigo para todos”, disse Nocera. “Estamos nessa batalha há alguns anos. Realmente o prédio está em estado lamentável, crítico. Fica no coração da cidade, prédio maravilhoso, que está jogado às traças, abandonado”, completou Joel. O presidente Neto Fadel (Patriota), relata que a degradação do prédio é visível e que os vereadores estão cumprindo com seu dever de fiscalização visando a segurança dos munícipes.

Crédito- Em segunda discussão foi aprovado o projeto de lei nº 21/2022 que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional suplementar de R$ 174 mil. Proveniente de superávit financeiro, o valor será aplicado na aquisição de gêneros alimentícios, materiais de higiene e limpeza, hortifrutigranjeiros, equipamentos de proteção individual para manutenção das unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS do município.

Asfalto- O vereador Cezar do Povo (DEM) apresentou na sessão indicação em que aponta ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PR) a necessidade de manutenção no asfalto da PR-340 no trecho entre Castro e Tibagi. Na proposição Cezar aponta o risco que os usuários estão correndo em virtude do volume de buracos na pista.