Utilidade pública de Associação de Catadores de Recicláveis

por claudiag — publicado 19/08/2021 15h15, última modificação 19/08/2021 15h15
Com o reconhecimento entidade pode conquistar benefícios

Os vereadores da Câmara Municipal de Castro aprovaram na sessão desta quarta-feira, 18 de agosto, projeto que declara de utilidade pública a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Castro. A proposta foi apresentada pelo vereador Guto Beck (PP) e recebeu voto favorável de todos os parlamentares.

A associação atua na reciclagem há 21 anos, realizando o trabalho de coleta, segregação, prensagem, pesagem de entrada e saída de produtos. Ao todo possui 18 associados, que rateiam o valor das vendas de cerca de 35 toneladas de materiais por mês, única fonte de renda de algumas famílias.

O presidente da Câmara, Neto Fadel (Patriota), destaca que o trabalho da associação beneficia toda a sociedade castrense, pois dá o destino correto a resíduos que poderiam contaminar o meio ambiente e demorar anos para se decompor. Fadel aproveita para solicitar que a população realize a separação adequada do lixo, descartando o lixo reciclável  em saco separado do lixo orgânico e higienizado, para não atrair animais, gerar mau cheiro ou provocar doenças aos trabalhadores.

Durante discussão do documento o autor, Guto Beck, declarou que tem um carinho grande pelo tema meio ambiente e agradeceu a presença de representantes da associação na sessão. “Já estive na associação algumas vezes e eles realizam um trabalho muito bonito. Agradeço a importância que vocês têm para Castro e para o país”, parabenizou.

Joel Fadel (Patriota) mencionou que este é o primeiro passo para que a associação possa receber benefícios e ter melhores condições para desenvolver suas atividades. Por sua vez, o vereador Maurício Kusdra (PSB) ressaltou que a declaração de utilidade pública não é apenas uma honraria, mas representa a possibilidade de crescimento e de angariar recursos junto ao município e estado. “Não são vocês que precisam de nós, somos nós que precisamos de vocês”, enfatizou.

O parlamentar Gerson Sutil (PSC) lembrou que a associação já passou por muitas dificuldades, como o risco de perder a sua sede, e deixou um agradecimento ao prefeito Moacyr que sempre acompanhou o trabalho dos catadores e intercedeu por eles. O último a pedir a palavra foi o vereador Professor Jonathan (PSC) para registrar o orgulho de ter alguns membros da entidade acompanhando a sessão. “O munícipio inteiro precisa do trabalho que vocês executam”, finalizou.

Orgulho LGBTQIA+- Na sessão de ontem também foi aprovado em segunda votação o projeto de lei nº 58/2021, de autoria do vereador Maurício Kusdra, para instituir no âmbito do município de Castro o Dia do Orgulho LGBTQIA+. A data escolhida foi 28 de junho que, desde 1969, é considerado o Dia Mundial da Consciência Homossexual. O objetivo da proposição é divulgar os direitos e dar visibilidade às comunidades e grupos de diversas variações de sexualidade e gênero.

Espaço Cultural- Os vereadores Joel Elias Fadel, presidente Neto Fadel e Jhonnathan Flugel (Podemos) apresentaram juntos requerimento questionando o executivo quanto a existência de projeto para construção de um espaço cultural em praça da região central da cidade. O coreto ou a concha acústica, apontados como sugestão, seria local de incentivo às manifestações artísticas e culturais dos artistas locais.