Social e Saúde prestam contas na Câmara

por claudiag — publicado 26/02/2021 14h36, última modificação 26/02/2021 14h36
Trabalhos das secretarias foram readequados devido a pandemia

Duas audiências públicas foram realizadas na tarde de ontem, 25 de fevereiro, no plenário da Câmara Municipal de Castro. As secretarias da Família e do Desenvolvimento Social e da Saúde, apresentaram, às 13h30 e às 16 horas, respectivamente, os dados referentes ao último quadrimestre de 2020, que corresponde aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. A condução das audiências foi responsabilidade da comissão permanente de saúde e assistência social, presidida pelo vereador Professor Jonathan (PSC).

A secretária municipal da Família, Michelle Fadel, iniciou a explanação mencionando que a receita arrecadada no período pelo Fundo Municipal de Assistência Social foi de aproximadamente  R$ 676 mil, total de todas as fontes e blocos de financiamento. Já as despesas totalizaram mais de R$ 4 milhões.

Na sequencia, a secretária mostrou imagens dos equipamentos e unidades assistenciais e comentou sobre os trabalhos desenvolvidos nesses locais. Michelle disponibilizou aos vereadores material contendo folders sobre os serviços da secretaria e uma listagem importante sobre a área de abrangência dos CREAS e CRAS instalados no município, tanto na área urbana quanto na área rural.

Na segunda audiência a apresentação foi realizada pela secretária municipal de saúde, Maria Lídia Kravutschke. Com base em planilhas, Lídia mencionou que as receitas do período analisado totalizaram mais de R$ 23 milhões, sendo R$ 793 mil provenientes da fonte 1020 para uso específico no enfrentamento e combate ao novo coronavírus. Já as despesas foram de R$ 21 milhões.

A responsável pela saúde explicou aos parlamentares que desde o início da gestão do prefeito Moacyr Fadel vem sendo realizado trabalho de estruturação das unidades básicas de saúde e descentralização dos serviços, para que o munícipe tenha acesso ao maior número possível de procedimentos na unidade próxima a sua residência, evitando que precise sair de seu território.

Os trabalhos das duas secretarias foram afetados pela pandemia. Michelle relatou que foram elaborados planos de contingencia para atendimento dos diferentes públicos e mostrou fotos de algumas atividades adaptadas para meio remoto, alusivas ao outubro rosa, setembro amarelo, dia da consciência negra, entre outros. “Acredito que foi um ano bem atípico para todo mundo, porque nós tivemos que nos readaptar a toda a situação. Achei importante trazer essas fotos porque a equipe tem trabalhado bastante para conseguir atingir as famílias que realmente necessitam”, citou.

Já a secretaria de saúde mantem desde o início da pandemia uma equipe de monitoramento de covid 19, que acompanha os pacientes positivados e a evolução da doença, bem como divulga diariamente um boletim com o número de casos confirmados, recuperados, em isolamento ou internados, e o total de vacinas recebidas e aplicadas. Lídia chamou atenção para a dificuldade que o estado do Paraná está enfrentando atualmente com relação à pandemia. “O estado do Paraná, neste momento, está em uma situação muito crítica em relação a leitos. Em toda nossa região está sufocante. Castro tem 23 leitos sendo ocupados em outras cidades, temos pacientes de Castro em Guarapuava, Telêmaco Borba, Curitiba e Ponta Grossa”, afirmou.

Quem não pode acompanhar as audiências em tempo real pode acessar o canal Câmara Municipal de Castro no youtube e assistir o conteúdo na íntegra.