Parabéns às mulheres pelo seu dia!

por claudiag — publicado 08/03/2022 12h13, última modificação 08/03/2022 12h13

Em 08 de março, o mundo inteiro celebra o Dia Internacional da Mulher. Nesta data, a Câmara de Castro enaltece todas as mulheres castrenses e agradece por toda contribuição na construção e evolução desta terra.

O legislativo também recorda um pouco da memória desse dia que é um fato histórico para a sociedade, com raízes vinculadas fortemente ao movimento operário, principalmente de Nova York (EUA). Em 1857, as mulheres nova-iorquinas que trabalhavam nas fábricas de confecção já reivindicavam por melhores salários e condições de trabalho. Em oito de março deste ano, elas realizaram seu primeiro protesto e foram atacadas pela polícia. O acontecimento impulsionou a criação do primeiro sindicato feminino.

Os sindicatos cresceram desde então e no início do século XX somaram forças com ativistas dos direitos das mulheres. Além de passeata que reuniu mais de 15 mil mulheres em 1908, um passo importante foi a realização da segunda Conferência Internacional de Mulheres Trabalhadoras, em 1910, em Copenhagen-Dinamarca, com a participação de dezessete países diferentes.

A ideia da criação do Dia Internacional surgiu nessa conferência. A ativista alemã Clara Zetkin propôs que o dia deveria ser celebrado em todos os países e todos os anos, e sua ideia foi aprovada por unanimidade. Em 1911, o primeiro Dia Internacional da Mulher foi comemorado, mesmo ano do trágico acidente na fábrica Triangle Shirtwaist em que 140 funcionárias faleceram. O incêndio foi foco e tema de várias reivindicações dos dias da mulher nos anos seguintes e é considerado um marco nessa luta.

No ano de 1914, o dia 08 de março passa a ser oficialmente o Dia Internacional da Mulher. Mais de cem anos se passaram desde então, mas ainda que tenhamos evoluído desde os primeiros, o significado da data mantem sua importância.

Parabéns às mulheres neste dia oito, e em todos os outros dias além dele!