Projeto da Câmara é premiado em Brasília

por Thiago — publicado 02/05/2019 14h43, última modificação 02/05/2019 14h43
Durante a Marcha dos Vereadores e Vereadoras, "Projeto Institucional Câmara Cidadã" recebeu o Troféu Destaque

Incrementar a interação entre o trabalho da Câmara e a melhoria das condições de vida da população. Este é o objetivo do "Projeto Institucional Câmara Cidadã: integração sócio-comunicacional com a comunidade e protagonismo legislativo" e que foi premiado em Brasília. De autoria da vereadora presidente, Fátima Castro (MDB), a iniciativa recebeu o Troféu Destaque durante a Marcha dos Vereadores e Vereadoras.

Para a legisladora, é uma grande honra participar da competição e conseguir trazer o troféu para Castro. “O prêmio é para a Câmara de Castro e, principalmente, para aqueles que ajudaram e ajudarão na realização do projeto”, diz. “Temos que valorizar a nossa cidade, nossa cultura e nossa Câmara. É preciso colocar a cidade em evidência e assim fomentar o turismo e o comércio, além de valorizar o nosso legislativo”.

O projeto desenvolvido é dividido em quatro eixos (legal, sócio-comunitário, histórico cultural e educativo). No aspecto legal, busca-se o estudo da legislação vigente para identificar inconsistências ou desafios a serem superados com a proposição de novas leis, alinhado com os 17 objetivos para transformar nosso mundo da Organização das Nações Unidas. Já no campo sócio-comunitário o objetivo é trazer a comunidade com mais frequência à Câmara Municipal e também levar eventos oficiais para os bairros e comunidades rurais.

No campo histórico cultural, a Câmara pretende armazenar, compilar e disponibilizar para consulta pública os seus documentos históricos. Por fim, no aspecto educativo, será dada continuidade às "Sessões Jovens", onde estudantes conhecem o funcionamento da Câmara e simulam uma sessão como se fossem vereadores, além de buscar intensificar as suas atividades junto da comunidade escolar e aprimorar o material já existente.

“Tenho certeza que Castro ganhará com a execução do projeto ao longo dos anos. Pretendemos apresentar o projeto em outras oportunidade e, com isso, fazer com que a população veja a Câmara com um outro olhar”, concluiu Fátima.

Troféu Destaque

A Marcha dos Vereadores e Vereadoras é realizada anualmente pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) e aconteceu na última semana, em Brasília. Além de realizar diversas palestras sobre assuntos relacionados ao Poder Legislativo, também é promovido o “Troféu Destaque” que premia e destaca as iniciativas que tenham contribuído para o fortalecimento da Câmara Municipal, estimulando a integração com a comunidade.