Solenidade de 2007

por bruno — publicado 09/03/2015 14h25, última modificação 14/09/2015 15h32
Homenageados da Solenidade de 2007
Idalina Bueno de Magalhães

Idalina Bueno de Magalhães nasceu em Castro em 13 de fevereiro de 1916. Ela é filha de Licinio Pereira Bueno e Leonete Franco Bueno e viúva de João Mendes de Magalhães, com quem teve três filhos: Lília, Gil e Leila Maria. Estudou no Grupo Escolar Dr. Vicente Machado e Colégio São José, em Castro. Em 1939 e 1949, realizou em Curitiba, no Colégio Novo Ateneu, os exames de Madureza (criado no Brasil para adultos, de idade mínima de 16 anos, que não possuem os cursos regulares, de quatro e três anos, do primeiro e segundo graus).Na Universidade do Paraná, em 1951, ela fez o curso de Suficiência de História do Brasil. Idalina cursou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná e de Ponta Grossa, iniciou o curso de Letras Clássicas, mas desistiu em 1942, e tem diploma de bacharel e licenciatura em Geografia e História. Ela já ocupou o cargo de secretária da Prefeitura Municipal de Tomazina (1935 – 1936). Nessa cidade e em Santo Antonio da Platina, ela foi funcionária do Banco Popular e Agrícola do Norte do Paraná (1937-1938). Exerceu outras funções, como escriturária e escrevente da 3ª Circunscrição Agrícola, em Castro (1951- 1965), e assistente técnica da Divisão de Ensino Secundário, da Secretaria de Estado da Educação, Curitiba (de abril a julho de 1970). Idalina foi professora em diversas instituições de ensino e deu aulas particulares de Português, Francês, Geografia, História e Datilografia. Faz parte também de várias entidades culturais, entre elas a Academia Feminina de Letras do Paraná, dos Campos Gerais, Associação Profissional de Escritores do Paraná e Academia José de Alencar.

Vidal Idony Stockler- In Memorian

Vidal Idony Stockler nasceu em Castro, na Vila Rio Branco, em 29 de setembro de 1924. Filho de Trajano Stockler e de Maria Cezarina Martins de Oliveira, ele é casado com a artista plástica Lígia Virmond Stockler, com quem tem três filhas: Maria Antonieta, Maria Cristina e Lígia Maria. Stockler fez seus estudos primários em escola pública na Vila Rio Branco e no Grupo Escolar Dr. Vicente Machado. Ele é graduado em Medicina Veterinária, na Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Paraná, e fez os cursos de formação de Oficial Veterinário do Exército, na Escola de Veterinária do Exército e de Inspeção de Alimentos e Bromatologia, ambos no Rio de Janeiro. Além disso, é bacharel em Administração de Empresa pela Faculdade Católica do Paraná. Ele já ocupou diversos cargos importantes em diferentes setores, de assessor técnico do Secretário de Agricultura do Paraná (1966) a diretor administrativo e financeiro da TV Iguaçu e da Rádio Guairacá (1976-1978). Na área cultural, ele faz parte da Academia Paranaense de Poesia, ocupante da cadeira 18; da União Brasileira de Trovadores (UBT), Seção do Paraná e Pouso Alegre (MG); do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, da Academia de Cultura de Curitiba e do Centro de Letras do Paraná. Já publicou diversos livros de poesia, como Momentos, Trovas, Fagulhas, Caminhada e Palavras. Foi premiado em diversos concursos de trovas. Em 2004, foi laureado e diplomado pelo Rotary Clube de Curitiba – Alto da Glória, com a publicação do livro Caminhada. Recebeu o título honorífico de "Barão do Rio Iapó" pela A soberana Ordem do Sapo, entidade de fins culturais. E em 2006, a vereadora Nely Almeida, de Curitiba, indicou Stockler para receber a medalha de mérito Fernando Amaro.

Alessandro Martins Laroca

Nascido em 21 de julho de 1970, Alessandro Martins Laroca é filho de Alvaro Ney Laroca e Liahil Marlene de Oliveira Laroca. Seus irmãos, todos castrenses também, são Maria Jussara, Marcelo e Márcia. Ele é sound designer e engenheiro de som e atua como diretor técnico e artístico do estúdio 1927, dedicado à finalização de som para filmes de cinema e televisão, além de teasers, traillers e making of. No estúdio, dirige uma equipe de cerca de 10 editores de áudio, que realizam trabalhos distintos. Formou-se em cinema na fundação armando Álvares Penteado, na cidade de São Paulo, em 1998. Já trabalhou como músico, arranjador, compositor e produtor e técnico de gravação de CDs. Alessandro trabalhou em 27 curtas e médias metragens. Participou de 16 filmes. E com eles vieram premiações e indicações. Além de filmes, Alessandro participou da produção de séries para a televisão, como "Antônia" e "Cidade dos Homens", ambos exibidos na Rede Globo; "Filhos do Carnaval", veiculado no canal de TV por assinatura HBO e "Olhar Eletrônico", da TV Cultura.