Vereadores sugerem projeto turístico “A volta da Maria Fumaça”

por claudiag — publicado 17/03/2022 15h58, última modificação 17/03/2022 15h58
Joel Fadel falou na tribuna sobre valorização da história e integração com outros municípios

O vereador Joel Fadel (Patriota) e o vereador presidente Neto Fadel (Patriota) apresentaram durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 16 de março, o requerimento nº 47/2022 em que sugerem o desenvolvimento de projeto turístico denominado “A volta da Maria Fumaça”. O objetivo do projeto é oferecer passeios de trem em parceria com municípios da região dos Campos Gerais.

No pequeno expediente, Joel Fadel fez uso da tribuna para comentar sobre a proposição. O parlamentar mencionou que em várias regiões do país, inclusive no Paraná com o trajeto Antonina e Morretes, a recuperação de máquinas e antigas ferrovias tem sido uma aposta para atrair turistas às cidades históricas.

A princípio, o estudo dos vereadores visa integrar os municípios de Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul e Ventania. Joel sugere que os passeios de trem oportunizem aos passageiros conhecer a história do tropeirismo, que tem forte influência na formação das cidades da região. A experiência contaria com uma cartilha educativa, visita a pontos turísticos, degustação de produtos das cidades e atendimento por profissionais vestidos com trajes típicos.

“O tropeirismo foi uma época vivida por nossos antepassados e está intrinsecamente ligada as nossas raízes e nossa história e são os motivos para resgata-la e mantê-la viva até os dias atuais. A ideia é, aos poucos, ir montando quase que como um quebra cabeça, fazendo trechos, para resgatar a história e a cultura. É um atrativo turístico a mais para nossa região e para não deixar cair no esquecimento a história principalmente”, destacou. O requerimento foi aprovado por unanimidade e segue para análise do prefeito Moacyr Fadel.

Valor de diárias- Assim como o Executivo Municipal, que recentemente solicitou a alteração dos valores das diárias, o Poder Legislativo também terá valores atualizados. A atualização corresponde ao INPC acumulado entre 15 de março de 2008 a 31 de janeiro de 2022.

Limpeza- Através de indicações o vereador Guto Beck (PP) aponta ao secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente a necessidade de limpeza e lavagem da Rua Doutor Jorge Xavier da Silva, principal rua do comércio, e das calçadas das praças centrais. O pedido se deve ao acúmulo de sujeira ocasionado pelo alto fluxo de pessoas e carros e visa o bem estar da população que transita nesses espaços.