“Pintando um Sorriso” pode se tornar lei

por claudiag — publicado 23/09/2021 14h23, última modificação 23/09/2021 14h23
Vereador José Nocera (Patriota) solicitou criação de lei para instituir programa

Desde 2010, o programa “Pintando um Sorriso” desenvolvido pelo Departamento de Saúde Bucal da secretaria municipal de Saúde atende por ano uma média de 7.500 crianças da rede municipal de ensino e difunde de forma prática e dinâmica os cuidados necessários para manter os dentes e boca saudáveis.

Na sessão ordinária realizada ontem, 22 de setembro, na Câmara Municipal de Castro, o vereador José Nocera (Patriota) apresentou requerimento em que solicita ao executivo a criação da lei para instituir o programa no município de forma legal e garantir a sua continuidade em gestões futuras.

A proposição do vereador destaca o êxito e os inúmeros benefícios proporcionados pelo programa, como a diminuição do índice de dentes cariados, perdidos e obturados, entre outras doenças bucais. Durante discussão, José Nocera argumentou que a lei não pode ser proposta pelo legislativo. “Elaborei um modelo de projeto de lei e estou enviando para o prefeito avaliar”, mencionou.

O presidente da Câmara, Neto Fadel (Patriota), destaca que o projeto é um sucesso nesses mais de dez anos de atuação, fruto de um trabalho sério e comprometido da equipe da divisão em parceria com professores e outros profissionais. “A criação da lei reforça a importância do programa e garante que não será interrompido”, diz.

O modelo de projeto de lei anexado ao requerimento dispõe que o objetivo principal é ensinar as crianças a escovarem corretamente os dentes de maneira alegre e descontraída, com a possibilidade de combinar com palestras, discussões em grupo, teatros e prática de escovação. Ainda, torna obrigatória a distribuição de kits de higiene bucal nas escolas e autoriza a celebração de parcerias para cumprimento das atividades.

Sentido de rua- Dentre os requerimentos protocolados para a sessão, constava o do vereador Professor Jonathan (PSC) que solicita ao executivo informações sobre a viabilidade de alteração do fluxo do trânsito na Rua Teodoro Lopes de Oliveira, que passa em frente ao Caic. Jonathan explica que a rua é muito estreita para ser via de mão dupla e não comporta o intenso movimento de veículos devido a escola.

Escola Estadual de São Sebastião- Também através de requerimento, o vereador Paulinho Farias (PSD) questiona o Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa quanto a irregularidades na reforma da Escola Estadual do Campo de São Sebastião. Conforme consta no documento, a direção e a Associação de Pais, Mestres e Funcionários da escola informaram que há rachaduras nas paredes, vazamentos nos banheiros novos, portas danificadas, entre outros problemas. Segundo a comunidade escolar, o engenheiro responsável não presta quaisquer esclarecimentos.