Solenidade de 2014

por bruno — publicado 06/03/2015 15h15, última modificação 07/05/2015 11h09
Homenageados da solenidade de 2014
Clóvis Marcelo Corso

 Clóvis Marcelo Corso nasceu em 16 de janeiro de 1967, filho de Pedro e Rita Corso. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1990 e é Pós-graduado em Anestesiologia pela Universidade Federal do Paraná e pela Loma Linda University Medical School, Estados Unidos, em Anestesia para Cirurgia Cardíaca. Atua hoje como coordenador da Clínica de Anestesiologia e Medicina Perioperatória e é responsável pelo serviço de anestesiologia do Hospital Marcelino Champagnat em Curitiba.  Participou de várias anestesiais para eventos especiais, como a primeira cirurgia de revascularização do miocárdio realizada no Paraná via videotoracoscopia em 2004 e a primeira cirurgia de implante de válvula aórtica percutânea transapical no Hospital Marcelino Champagnat em 2012, e foi membro da equipe que realizou o primeiro transplante de fígado no Estado do Paraná. Palestrou em 27 Congressos Científicos e foi responsável por 28 aulas e palestras organizadas pela Sociedade Parananense de   Anestesiologia em Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava, Maringá, Londrina, Paranavaí e Foz do Iguaçu. Foi convidado pelo Cômite Organizador da Copa do Mundo da FIFA/Brasil para atuar nos quatro jogos realizados na capital paranaense.

Essias Lopes

 Químico Industrial formado pelo Instituto Científico de Química do Rio de Janeiro em 1957, Essias Lopes, de pseudônimo Ariovaldo Junior, cursou o primário no Grupo Escolar Dr. Vicente Machado. Fez curso de Detetive Profissional e formou-se neste ofício em 17 de outubro de 1975. Trabalhou nas Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo em São Paulo, foi radialista nas Rádios Marumbi PR B2 e Rádio Cultura, humorista de circo e palhaço em vários estados do Brasil e imitador de vozes de políticos e medalhões da sociedade. Até onde se tem notícia foi o único castrense a assumir a arte de palhaço. Em 1982 foi candidato a vereador pelo PDT na cidade de Curitiba. Filho de Antonio Lopes e Mercedes Sampaio Lopes, nasceu em 18 de abril de 1925, e tem cinco filhas: Ercia, Deisi Kleia, Denisecleide, Deucelia e Katia.

Sebastião Laroca

Em 1969 o castrense, filho de Durval e Maria Augusta, Sebastião Laroca graduava-se em História Natural pela Universidade Federal do Paraná, e em 1972 concluía especialização em Geologia e Geomorfologia do Quaternário, e Mestrado em Ciências Biológicas pela UFPR. Encerrou em 1983 o Doutorado PHD em Entomologia- Ecologia de Comunidades de Insetos pela Universidade do Kansas, Estados Unidos. Atualmente é consultor "ad hoc" do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Universidade Federal de Santa Catarina (Departamento de Fitotecnia), e na Financiadora de Estudos e Projetos- FINEP, especialista junto ao Ministério de Relações Exteriores do Brasil na convenção da ONU em Genebra e professor sênior da Universidade Federal do Paraná.Recebeu os prêmios de: Membro Vitalício da Sigma CI Kansas Chapter, Honra ao Mérito pelos serviços gratuitos prestados à Sociedade Brasileira de Zoologia, Distinção Nicolau do Jornal de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, Distinção Rede Globo Paraná e Prêmio Nacional de Ecologia.