Parlamentares apresentam 15 proposições no expediente

por claudia — publicado 27/04/2016 17h59, última modificação 27/04/2016 17h59
Prazo para entrega de casas no Jardim Alvorada, construção de campo society no Tronco e melhorias no Parque Lacustre foram alguns dos assuntos debatidos em sessão

Durante a sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Castro nesta quarta-feira, 27 de abril, o Presidente do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação- Fundeb, Jonathan Barros, falou aos vereadores e comunidade sobre a posição contrária do conselho em relação à tabela municipal de vencimentos dos profissionais do magistério, visto que a Prefeitura não paga o piso salarial nacional da categoria, e relatou sobre a necessidade de contratação de professores.

Retomados os trabalhos da reunião, teve início a leitura do expediente e a ordem do dia. Os vereadores apresentaram 15 proposições em plenário, sendo três requerimentos e doze indicações. Itari Cropolato (PDT), José Otávio Nocera (PMDB) e Joel Elias Fadel (PSDB) requerem, respectivamente, informações quanto a previsão de entrega das casas referentes ao Programa “Minha Casa, Minha Vida” do Jardim Alvorada, quanto a possibilidade de construção de um campo de futebol society no Bairro do Tronco e, no tocante a existência de projetos que visem melhorias na infraestrutura e fiscalização do Parque Lacustre Dr. Ronie Cardoso.

Do total de indicações, quatro são de autoria do vereador Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC), duas de Aline Sleutjes Roberto (PR), duas de Regiane Batista Severino (PRB), duas de Itari Cropolato (PDT), uma de José Otávio Nocera (PMDB) e uma de Paulo Cesar de Farias (PPS). Através destes documentos os vereadores apontam aos órgãos competentes necessidades da comunidade castrense, como: colocação de lombadas nas Ruas Pedro Canha Salgado e Santa Cruz, melhorias para a sede da Unidade de Pronto Atendimento-UPA, providências nas rodovias PR340 e PR090 sentidos Castro-Castrolanda e Abapan, pintura de faixas de sinalização para estacionamento na Rua Santos Dumont,instalação de ponto de ônibus na Rua Francisco de Assis de Andrade e de cobertura no que está localizado em frente à 4ª Companhia da Polícia Militar e, cascalhamento na Rua Maria Clara Babi Dias e das ruas da Vila Cidade Nova no Abapan.

As propostas de lei n° 43 e 44/2016 passaram por segunda discussão e, aprovadas, seguem para sanção do Prefeito.  Estes projetos retiram da estrutura administrativa da Prefeitura o cargo de Diretor Administrativo Financeiro, e autorizam a abertura de crédito adicional especial de R$ 116 mil para assegurar o pagamento de despesas com serviços de consultas especializadas de médico psiquiatra.

Em primeiro turno recebeu todos os votos favoráveis a iniciativa de n° 34/2016, de autoria do vereador Antonio Sirlei Alves da Silva (DEM), que nomina de Noir do Carmo Barbosa, a estrada que liga a área central do município à comunidade do Guararema, passando pela região do Ribeirão-Caçador até a divisa com Piraí do Sul. A matéria passa por mais uma votação na próxima semana.

Ao final da sessão a vereadora Aline Sleutjes Roberto (PR) fez a “Saudação à Bandeira” através do texto da aluna Andressa Massad Teixeira. A próxima sessão será realizada na quarta-feira, 04 de maio, às 14 horas.