Câmara realiza audiências públicas de metas fiscais e da saúde

por Thiago — publicado 22/02/2019 16h05, última modificação 22/02/2019 18h19
Reuniões serão para o Poder Executivo apresentar o relatório de metas do último quadrimestre de 2018

A Câmara Municipal de Castro realiza na próxima quarta-feira, 27, as audiências públicas de metas fiscais, às 16h, e da saúde, às 17h, em seu plenário. Previstas em lei, essas reuniões são para os Secretários apresentarem aos vereadores e a população uma prestação de contas das atividades realizadas a cada quadrimestre. Na quarta-feira, a apresentação será sobre o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos quatro meses de 2018.

O presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, vereador Rafael Rabbers (DEM), explica que o objetivo da audiência é mostrar as metas e os resultados alcançados e planejar o futuro. “É uma oportunidade da população ter acesso a todos os números da saúde, a tudo que foi feito e quais são os objetivos daqui para frente. Por isso, é importante que a população participe para ver o que está acontecendo e sugerir melhorias”, explica.

Já na audiência de finanças serão apresentadas as metas fiscais, o índice de gastos por área, a arrecadação do município e como está sendo gasto. Para o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Antonio Sirlei (DEM), a participação popular é baixa. “Infelizmente a população não participa e isso é algo cultural dos brasileiros, no entanto, era a oportunidade do cidadão estar expondo sua opinião e mostrando seus anseios”, diz.

A vereadora presidente, Fátima Castro (MDB), também ressalta a importância das audiências e lamenta a baixa participação. “As audiências são imprescindíveis e as pessoas ainda não perceberam sua importância. Se o munícipe está presente, ele pode fazer questionamentos e dar sugestões e sempre estamos abertos para ouvir a população”.

Fátima explica também que um dos objetivos da sua gestão é tentar estimular ainda mais a participação do cidadão, não somente nas audiências, mas também em todas as atividades desenvolvidas no Legislativo. “Precisamos estimular a participação da população, fazendo chamamentos e aumentando a divulgação, pois o trabalho realizado aqui é de extrema importância e interfere diretamente na vida das pessoas”, conclui.

Material de apoio da Audiência das Metas da Saúde: CLIQUE AQUI