Vereadores prestigiam abertura de maternidade

por claudia — publicado 15/04/2016 17h13, última modificação 15/04/2016 17h13
Prefeitura inaugurou ontem novo centro obstétrico e maternidade do Hospital Anna Fiorillo Menarim

Na noite de ontem, quinta-feira, 14 de abril, os vereadores da Câmara Municipal de Castro, Presidente Gerson Sutil (PSB), Aline Sleutjes Roberto (PR), Itari Cropolato (PDT), Herculano da Silva (PSC), Joel Elias Fadel (PSDB), Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC) e Regiane Batista Severino (PRB), prestigiaram a solenidade de inauguração do novo centro obstétrico e maternidade do Hospital Anna Fiorillo Menarim.

Durante a cerimônia o Prefeito Municipal, Reinaldo Cardoso, Secretária Municipal de Obras, Neide Watanabe, e Secretário Municipal de Saúde, Júlio Sandrini, pronunciaram-se aos presentes. Neide e Sandrini ressaltaram a coragem do prefeito em reduzir o volume de atendimento da unidade para que a obra pudesse acontecer, e assim como o chefe do Executivo, relataram sobre o desafio de adequar a estrutura antiga a todas as exigências da vigilância sanitária, e agradeceram a todos os que se envolveram para que fosse possível a conclusão e entrega desta primeira parte.

A Secretária de Obras ressaltou que o que mais a marcou neste trabalho foi a forma como os  servidores da sua pasta se dedicaram, trabalhando com alegria, empenho, pois queriam  que a obra terminasse logo.  “Esta obra mais do que tijolo, cimento, areia, foi realizada com muito amor a Castro, é fruto do envolvimento de muitas pessoas que amam nossa cidade”, frisou.

Na posição de titular da saúde, Sandrini declarou que sempre o preocupava muito o fato das gestantes castrenses precisarem se deslocar a outras cidades para ter seus bebês, principalmente as que moram no interior, que, além de enfrentar o trajeto até a cidade, necessitavam ser conduzidas a Ponta Grossa.  O secretário também falou sobre a alegria de as mães da “Cidade Mãe do Paraná” voltarem a ter seus filhos aqui com segurança. “Nosso objetivo era fazer a coisa do jeito certo, nós queríamos reabrir a maternidade como maternidade modelo, onde tivéssemos a absoluta certeza que as mães teriam toda segurança para ter seus bebês, a segurança de ter um leito limpo e descontaminado, dentro das mais rígidas normas da vigilância sanitária”, enfatizou.

O Prefeito Reinaldo, por sua vez, garantiu que o hospital foi o maior desafio das suas administrações e contou breve histórico da unidade inaugurada em 88, bem como, as dificuldades pelas quais passou quando assumiu este último mandato, visto a necessidade de assumir o hospital e transformá-lo para ter condições de atender a população. Cardoso explicou que com a crise nos governos federal e estadual, todo o investimento foi realizado com recursos municipais, e que agora Castro irá ajudar a região a ter atendimento de parturientes.  “Hoje estamos com esta alegria, não só de entregar a maternidade, mas como a prova de que nós estávamos certos. Quantos hospitais estão fechando na região por não tem condições físicas e estruturais de continuar atendendo, e se não fizerem os investimentos que fizemos, não vão ter condições de trabalhar”, evidenciou.

Ao final de sua fala o prefeito fez um apelo a todos os castrenses, independente de área política ou profissão, para que continuem ajudando o hospital. “Ele é do povo, não é meu, seu, de ninguém, e custa caro. A minha gestão está terminando, mais outros virão e os problemas vão continuar, o hospital continua, as pessoas continuarão precisando atendimento, e por isso Castro deve sempre se unir em defesa da saúde”, encerrou.

Após inauguradas as alas, todos os presentes foram convidados a conhecer as novas instalações. Os vereadores adentraram nos quartos, salas cirúrgicas e, andando pelos corredores relembraram a angústia e as incertezas enfrentadas até que a maternidade fosse novamente entregue a comunidade. “Era muito triste para nós vereadores saber que as mães castrenses não podiam ter seus filhos aqui, mas não tinha outra opção, o hospital não era seguro para elas e seus bebês”, citou o Presidente da Casa, Gerson Sutil. Os parlamentares reafirmaram o compromisso do Legislativo castrense com a saúde do Município, uma prioridade de todos, e recordaram emenda feita pelos vereadores no orçamento municipal de 2016, que remanejou mais de um milhão de reais de outras secretarias para a saúde.

A cerimônia foi acompanhada pela Diretora da 3ª Regional de Saúde, Sheila Tramontin Mainardes, que representou o Secretário Estadual de Saúde, Prefeito Municipal de Carambeí, Osmar Blum, secretários municipais, e comunidade. Conforme divulgado pela Prefeitura de Castro, foram investidos mais de R$ 2 milhões em recursos próprios, em trabalho que incluiu a troca de 6.500 m² de cobertura, calha e condutores, colocação de piso cerâmico em 112 quartos/consultórios, instalação de válvula de descarga em 78 banheiros, construção de vestiário e banheiros para funcionários, impermeabilização da granitina e pintura interna, instalação de telas milimétricas, reforma e adequação do lactário, centro cirúrgico, UTI, centro obstétrico, lavanderia, farmácia, necrotério e depósito de resíduos.