Atendimento de doenças respiratórias

por claudiag — publicado 23/06/2022 13h35, última modificação 23/06/2022 13h35
Vereadores questionam Saúde sobre a possibilidade de disponibilizar unidade para auxiliar atendimento e desafogar a UPA

Os vereadores Guto Beck (PP), Professor Jonathan (PSC), Jhonnathan Flugel (Podemos) e o Presidente da Câmara Municipal de Castro, Neto Fadel (Patriota), apresentaram requerimento no expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (22/06) em que solicitam informações da secretaria municipal de Saúde. Os parlamentares questionam a pasta sobre a possibilidade de disponibilizar ou criar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para auxiliar o atendimento de doenças respiratórias em épocas de alta demanda.

No documento os vereadores solicitam que a secretaria analise a viabilidade de haver uma unidade de apoio ao menos nos períodos em que ocorrem mudanças climáticas mais críticas. Eles salientam que essas mudanças ocasionam o crescimento dos casos de doenças respiratórias como gripe, asma, bronquite, pneumonia, entre outras.

Durante a discussão da matéria, Guto Beck mencionou que a indicação de uma UBS para esse atendimento pode amenizar a sobrecarga que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vem enfrentando desde que iniciaram as ondas de frio. “Percebemos uma grande demanda na UPA devido a problemas respiratórios. Apresentamos essa sugestão para desafogar a UPA e para não haver tanta fila de espera nesta unidade”, relatou.

Transporte escolar- Dentre outros requerimentos aprovados no encontro, também constava pedido do parlamentar Paulinho Farias (PSD) a ser encaminhado para a secretaria municipal de Educação. Farias apresenta a solicitação em virtude de questionamentos de pais de alunos que residem nas localidades de Guabiroba e Pedras, interior do município, e relatam que seus filhos saem muito cedo de casa para chegar até a escola e da mesma forma demoram retornar devido a distância. Na proposição o vereador pergunta se é possível inserir um micro ônibus na rota para melhorar a situação e agilizar o transporte dos estudantes.

Reforma em CRAS- O projeto de lei nº 38/2022 passou por votação única e segue para sanção do prefeito. O projeto autoriza a prefeitura a abrir crédito adicional suplementar em valor superior a R$ 43 mil. Na justificativa da proposição, o Executivo menciona que o montante será aplicado na reforma e ampliação do CRAS Neuza de Freitas.

Próxima sessão- Conforme determina o Regimento Interno, no próximo dia 29 de junho, o legislativo não se reúne em sessão por se tratar da 5ª quarta-feira do mês. A próxima sessão ordinária da Câmara de Castro acontecerá na quarta-feira, dia 06 de julho, às 16 horas.