Ano de 2002

por bruno — publicado 13/03/2015 16h46, última modificação 07/05/2015 11h09
Homenageado no ano de 2002
Roberto Frederico Merhy

Roberto Frederido Merhy recebeu o título de Cidadão Honorário de Castro quando era reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A instalação do curso de Zootecnia no município é fruto do seu esforço.

Takeshi Maeda

Takeshi Maeda, filho de imigrantes japoneses, nasceu em 1935, em Cotia - São Paulo. Ainda criança, já trabalhava, ajudando a família. Mais tarde, foi comerciário e serviu ao exército. Casou-se em 1961 com Mitsuko Maeda, com a qual tem cinco filhos, que lhe deram treze netos. Logo após seu casamento, mudou-se para Castro, com o objetivo de trabalhar com agropecuária. Em 1978, decidiu atuar também no comércio e hoje é sócio proprietário de duas empresas - A Rainha e a Nutriforti - Nutrição Animal LTDA. Integrou missões agricolas da Cooperativa de Cotia, como presidente, para a Argentina, em 1965, e Estados Unidos, em 1976, participando de experimentos e avanços tecnológicos no setor agropecuário. Foi o fundador e presidente da Associação Cultural e Esportiva de Castro (ACEC), onde atua até hoje junto às Associações de Pais e Mestres e mantenedoras de escolas e cooperativas. Foi vereador duas vezes de 1973 a 1976 e de 1977 a 1982 e presidente da Casa de Leis de 1979 a 1981. Foi presidente do Partido Popular (PP) e do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e Secretário Municipal de Agricultura de 1998 a 2000.

José Lupion Neto

José Lupion Neto nasceu em 17 de julho de 1955 e é filho de José Lupion Junior e Maria Helena Ribas Lupion. É casado com Josiane Fruet Bettini Lupion, com quem tem três filhos: Manoel Antonio, Ana Augusta e João Pedro. Lupion é formado em Direito pela Pontificia Universidade Católica do Paraná (PUC). Foi responsável pelo Programa do Álcool no Centro de Desenvolvimento Industrial - Cendi no período de 1980 a 1983 e pelo gabinete em Curitiba do senador Enéas Farias, em 1983. Trabalhou na área de madeira e agropecuária de 1984 a 1998 e foi diretor presidente da Ceasa - Paraná, em 1999. Neste ano, assumiu também a vice-presidência da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) e a Direção Executiva da União de Mercados Concentrados de Abastecimento Fruthortícolas do Mercosul (UMCAFM). Em 2000, organizou na Abracen o I Encontro das Centrais de Abastecimento da América Latina, em Foz do Iguaçu, o que resultou na entrada do Brasil na União Mundial de Mercados Atacadistas.