Profissionais de Segurança do Município capacitam servidores

por Salem Testa publicado 17/04/2023 16h55, última modificação 18/04/2023 12h13
Seguranças nas escolas é tema de capacitação e orientação para diretores e profissionais da educação.

Aconteceu hoje no Plenário da Câmara Municipal de Castro a Capacitação sobre Segurança nas Unidades Escolares para os servidores, diretores e coordenadores das escolas municipais, estaduais e particulares de Castro, contou também com a presença dos secretários de Segurança Pública, Antonio Sergio de Oliveira; da Educação, Rejane de Paula Nocera; da Assistência Social, Michelle Nocera Fadel; Delegado de Policia Civil de Castro, Marcondes Alves Ribeiro junto com o Investigador Ricardo e com o 1.º Tenente Emerson José Muleta.

Durante o encontro o Secretário de Segurança Pública, Sub. Sergio destacou que atualmente a Guarda Municipal está com os olhares voltados para as seguranças nas escolas e desde semana passada, as equipes estão realizando os patrulhamentos, “nós estamos à disposição e tudo o que acontecer dentro das escolas, queremos saber e estamos pronto para ajudar e auxiliar a qualquer situação” completou.

O Delegado Marcondes passou algumas orientações para os servidores sobre segurança dentro da escola, como forma de prevenção, a orientação básica, do que é verdadeiro e do que é falso a respeito das Fake News, “viemos apresentar o trabalho que a policia civil esta fazendo, mostrando que estamos investigando a estamos correndo atrás dos perfis, além de ver as necessidades e dúvidas de cada diretor das escolas e que possam sair daqui com uma orientação do que fazer e como devem se portar nessas situações” revelou o Delegado.

Fake News é crime e a pessoa que for pega propagando o pânico será responsabilizado pelos seus atos, segundo o investigador Ricardo. Para o 1.º Tenente Emerson José Muleta novos protocolos estão sendo preparados para esse tipo de natureza, ameaça no âmbito escolar, “para esse tipo de situação, necessitamos de atitudes novas e novos protocolos de seguranças”, finalizou Muleta.

As forças de segurança do município estão unidas e trabalhando de forma preventiva para que nenhuma situação saia do controle e que possam trabalhar em conjunto para agir da forma certa sempre pensando na segurança dos alunos e profissionais do local.

Para o vereador professor Jonathan (PSC) quantos mais envolvimento tiver o ambiente escolar e as forças policiais, mais organizados os profissionais estarão para qualquer tipo de situação, “é muito importante a presença desses comandos, Policia Militar, Civil e Guarda Municipal para que possam tranquilizar os diretores e eles possam tranquilizar as famílias. Que as forças de segurança estão trabalhando pela defesa das crianças” finalizou o parlamentar.