Nomes de rua- Vereadores homenageiam munícipes

por claudia — publicado 03/06/2015 17h10, última modificação 03/06/2015 17h13
Projetos que constavam na pauta recebem pedido de vistas e de informações

A Câmara Municipal de Castro realizou nesta quarta-feira, dia 03, a primeira sessão ordinária de junho. Foram aprovados em turno único cinco projetos de lei nominando ruas localizadas nos loteamentos Santa Terezinha, Anna Teodora e Jardim São Miguel, em homenagem a Renato Brisky, Edejane Skripa Ribas, Nei Levi Bueno Pitthan, Juarez Rupel e Luis Carlos Farias, sendo os quatro primeiros de autoria do vereador Paulo Cesar de Farias (PPS) e o último do  parlamentar Itari Cropolato (PSL).

O projeto de lei n° 56/2015, que diz respeito a alteração da composição da Comissão Especial de Planejamento, Implantação e Acompanhamento Industrial, definida pela Lei n° 1.586/2007, constava na pauta para análise única mas recebeu pedido de vistas da vereadora Aline Sleutjes Roberto (PSDC). O Presidente da Casa, Gerson Sutil (PSB), acatou o pedido, concedeu cinco dias para análise da vereadora, e retirou o projeto da votação.

Também foram apreciados três requerimentos. A vereadora Aline requer voto de pesar pelo falecimento da Senhora Angelina Beatriz Silva de Lima e o parlamentar Joel Elias Fadel (PSDB) requisita informações referentes à comercialização de produtos na Praça de Alimentação das festividades em comemoração aos 311 anos de Castro e quanto o Concurso Público n° 01/2015 realizado pela Empresa Sawabona Concursos e Capacitação.

Para primeira discussão e votação constavam na pauta quatro projetos de lei, sendo que dois receberam pedidos de informações complementares pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento e, por este motivo, foram retirados da ordem do dia. As outras duas matérias foram votadas e aprovadas e autorizam o Executivo a abrir créditos adicionais que totalizam R$ 15.000,00 para assegurar despesas com a aquisição de passagens áreas para as Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Urbano. Estas proposições passam por segundo turno na sessão da semana que vem e, caso aprovadas, seguem para sanção do Prefeito.

Os vereadores apresentaram em plenário, durante o expediente, 11 indicações apontando melhorias para os castrenses. Aline Sleutjes solicita a instalação de aparelho de telefonia pública e de poço artesiano na localidade Olho D’ Água e providências que limitem a velocidade nas proximidades do CMEI Professora Marly Rolim; Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC) pede reparos nos refletores do campo de futebol suíço da prainha e o patrolamento e cascalhamento das estradas da Vila Nova no Abapan; Itari Cropolato (PSL) a reforma do posto de saúde do Bairro Pinheiro Seco e o desentupimento de bueiro localizado na Rua Valentim Bannach Júnior; José Otávio Nocera (PMDB) a manutenção da cancha de areia e da Travessa São José localizadas na Vila Operária; o Presidente Gerson Sutil a instalação de lombada na Rua Comendador Manoel Inácio; Paulo Cesar de Farias a colocação de lombada na Rua Coronel Olegário de Macedo; e, Regiane Batista Severino (PRB) sugere a criação de projeto de lei que isente o pagamento de IPTU a pessoas portadoras de algumas doenças graves.

A próxima sessão acontece na Casa de Leis, dia 10 de junho, às 14 horas.