Sessão solene de outorga de títulos de Cidadão Honorário

por Salem Testa publicado 14/12/2023 16h51, última modificação 14/12/2023 16h51
Sessão foi marcada por agradecimentos e histórias que se destacaram na comunidade castrense

Na noite de ontem, quarta-feira, 13 de dezembro, aconteceu sessão solene de outorga de títulos de Cidadão Honorário aos ilustríssimos homenageados, Ailton Cordeiro Gomes, Padre Cristiano Marcos Rodrigues e Welinton Milani, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Município.

O Presidente do Legislativo, Neto Fadel (Patriota), iniciou a cerimônia e convidou o Prefeito de Castro Alvaro Telles, Deputado Estadual Moacyr Elias Fadel Junior, Subtenente Jefferson Banks representando o Corpo de Bombeiros e 2° Tenente Willian Barbosa representando o 5° Esquadrão de Cavalaria Mecanizada para comporem a mesa.  Na sequência, solicitou que o vereador Jhonnathan Flugel (Podemos) conduzisse o Senhor Ailton Gomes ao seu lugar de honra, Zé Nocera (Patriota) o Padre Cristiano e Rafael Rabbers (Agir) o Senhor Milani.

O primeiro a ser homenageado foi Ailton Gomes, pelo parlamentar Professor Jonnathan, que destacou a sua trajetória no município. Uma personalidade conhecida no distrito do Socavão, onde estreitou laços com a comunidade, trabalhando principalmente com jovens e adolescentes. Em 2020 apresentou seu nome em uma chapa para concorrer à presidência da associação de moradores sendo eleito com 99% dos votos. E em 2022 foi reeleito por unanimidade presidente da associação de moradores, para dar continuidade aos trabalhos, iniciou o projeto de reforma e manutenção do cemitério da comunidade. Primeiro o mutirão de limpeza, depois início de reforma das capelas e pinturas de muros, sempre procurando fazer melhorias nas dependências, além de muitas outras atividades que Ailton desenvolveu com a comunidade onde está inserido.

O segundo homenageado foi o Padre Cristiano, pelo vereador Mauricio Kusdra (PSB), nascido em Irati no Paraná, Cristino iniciou seu caminho vocacional em 2007, ingressou no Seminário, no curso Propedêutico, em Carambeí. Em 03 de abril de 2016, foi ordenado diácono na catedral de Ponta Grossa. No ano de 2018, quando o Bispo Dom Sérgio Arhur Braschi lhe envia à Paróquia Perpétuo Socorro, neste município é quando ele inicia sua caminhada na comunidade castrense.

Depois de um longo período Padre Cristiano percebe que a igreja, principalmente em datas especiais, se torna pequena para abrigar os fiéis, então surge a proposta de pôr em prática a construção de uma nova igreja matriz. Em novembro de 2020, com a chegada da relíquia de São João Paulo II à Paróquia, realizou uma das primeiras missas presenciais debaixo da nova construção. O sacerdote sempre motiva as pessoas a valorizarem o espaço litúrgico em suas igrejas e a realizar mudanças necessárias para o bem estar dos fiéis. É construída a nova igreja Matriz da Paróquia Perpétuo Socorro, com duas torres, dois sinos e uma cúpula, Cúpula essa, nas alturas, de onde o Padre Cristiano, durante a pandemia, concedia a benção com o Santíssimo para toda a cidade de Castro. Mesmo com as adversidades, ele sempre acreditou na sua missão.

O terceiro e último homenageado da noite foi Welinton Milani, e quem fez o agradecimento pelo trabalho realizado no município foi o vereador Joel Elias Fadel (Patriota), natural de Ponta Grossa, no campos gerais, formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui uma trajetória empresarial marcada pela transição para o mercado do agronegócio. Em 1967, formou-se no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) de Curitiba e, em 1982, recebeu a medalha Mérito Santos Dummont pelos serviços prestados à Aeronáutica Brasileira. No ano seguinte, tornou-se colaborador Emérito do Exército.

Para a capital do Paraná teve grande colaboração na construção da Avenida das Torres, e foi também Diretor de Obras da Prefeitura Municipal da cidade. Em 98 integrou o quadro societário da Vapza Alimentos, que buscava investidores para expandir suas operações. E no ano de 2007 adquiriu 100% da empresa. Hoje ao lado de seu filho Enrico Milani, eles trabalham para a expansão e reconhecimento da marca em mais de 10 países, proporcionando referência em alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo; proporcionando alimentação saudável, prática e segura. A empresa conta com certificações de qualidade e segurança alimentar nacionais e internacionais como a BRCGS, além de ter os selos Halal, Kosher, Vegan e Orgânico, atendendo todos os públicos que buscam comida de verdade.

Ao término das homenagens, foi dado à palavra ao Prefeito Municipal Álvaro Telles e ao Deputado Estadual Moacyr Elias Fadel Junior. Álvaro Telles destacou o comprometimento e dedicação, que tornaram notáveis para o recebimento do Título de Cidadão Honorário. Moacyr ressaltou as atividades individual de cada homenageado e parabenizou os vereadores pelas escolhas assertivas, pois cada um tem a sua importância na comunidade castrense através do trabalho desenvolvido com o único objetivo de bem estar da nossa comunidade.