Presidente convoca eleições das Comissões Permanentes

por claudiag — publicado 09/02/2023 17h19, última modificação 09/02/2023 17h19
Vereadores irão eleger a chapa na próxima sessão

Na tarde desta quarta-feira, 08 de fevereiro, às 16 horas, a Câmara Municipal de Castro iniciou oficialmente o período legislativo do terceiro ano de mandato da legislatura 2021-2024. Foi a primeira sessão ordinária com a nova composição da mesa executiva da Casa, eleita em 2022, composta pelo presidente Neto Fadel (Patriota), vice-presidente Joel Fadel (Patriota), e secretários Guto Beck (PP) e Jhonnathan Flugel (Podemos).

Neste encontro o presidente Neto Fadel (Patriota) convocou a eleição das Comissões Permanentes para o biênio 2023-2024 para a próxima sessão ordinária que ocorrerá no dia 15 de fevereiro. Fadel destaca que as comissões exercem papel fundamental no legislativo, pois tem a missão de analisar os projetos e verificar sua constitucionalidade e viabilidade, orientando o trabalho em plenário.

O presidente explica que a montagem das chapas deve obedecer algumas regras como a necessidade de assegurar a representação proporcional dos partidos que participam da Câmara e a obrigatoriedade de que cada vereador, à exceção do presidente, integre ao menos uma comissão. Além disso, não é permitida a recondução dos membros e um mesmo vereador não pode ser eleito para mais de três comissões.

Na oportunidade também foram definidos os líderes de bancada para o ano. O Patriota será representado pelo vereador José Nocera, o Podemos por Jovenil Rodrigues, o PSC pelo Professor Jonathan, o PP por Guto Beck, o PSB por Maurício Kusdra, o PSD por Paulinho Farias, o Agir por Rafael Rabbers e o União Brasil por Cezar do Povo.

Requerimentos- Os vereadores aproveitaram a primeira sessão para reiterar vários pedidos e apresentar novas solicitações aos órgãos competentes. Dentre eles, constam documentos de autoria do vereador Joel Antônio de Souza (PSC) em que requer ao Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR)informações quanto a possibilidade de instalação de redutor de velocidade na PR-090, próximo ao mercado Prado na vila do Distrito do Abapan e de instalação de sinalização e de redutor de velocidade na rotatória do Cruzo na PR 090.

Convite- Na próxima quarta-feira, dia 15 de fevereiro, às 15h30, a Câmara recebe o secretário municipal de planejamento, Emerson Gobbo, para a audiência pública de prestação de contas do executivo municipal referente ao 3º quadrimestre de 2022. Os munícipes podem acompanhar o encontro presencialmente ou através da transmissão online pelo canal da Câmara no YouTube