Praças Centrais e ‘Doutor Jorge’ são destaque na sessão

por Salem Testa publicado 15/06/2023 14h37, última modificação 15/06/2023 14h37
Parlamentar destaca que as manutenções e reparos devem acontecem constantemente, pois os locais fazem parte dos atrativos turísticos do município e do cartão postal.

Na quarta-feira (14) os vereadores da Câmara Municipal de Castro realizaram no plenário o segundo encontro do mês de junho, onde foram aprovados projetos de lei, requerimentos e indicações que beneficiam os munícipes da cidade.

Dentre dos requerimentos apreciados pelos parlamentares, foi aprovado por unanimidade a solicitação ao Prefeito Municipal sobre a manutenção das três praças centrais do município sendo elas, Senhora Sant’ana do Iapó, Manoel Ribas e João Gualberto.

Os espaços públicos necessitam de reparos e pintura dos bancos e ponto de ônibus, manutenção em postes quebrados e pinturas dos mesmos, assim como troca de lâmpadas queimadas, pintura de monumentos e placas turísticas, troca e manutenção de lixeiras quebradas e/ou furtadas, lavagem do calçamento e corte de grama nas bordas de calçadas.

Durante a discussão do requerimento o vereador Guto Beck (PP) reforçou o pedido “eu peço que o Executivo olhe pelas três praças centrais da cidade, apresentei nove requerimentos que já foram aprovados por essa Casa de Leis, as praças fazem parte do nosso cartão postal do município”.

As praças fazem parte da lista de atrativos turísticos da cidade e a manutenção e conservação são essenciais. Outro ponto conhecido do município para o qual foi apresentado requerimento na sessão foi a Rua Dr. Jorge Xavier da Silva, que conforme o texto solicita reparos, manutenção, conservação e substituição de bancos e lixeiras que foram furtados ou vandalizados.

Vereador autor desses requerimentos, Guto Beck, também destacou a necessidade de manutenção no Monumento e Chafariz da Praça Teotônio Marcondes, através de uma indicação. Conhecida como “praça do cavalo”, necessita manutenção, assim como a volta do funcionamento do chafariz que está desativado.

Outro requerimento que dá destaque aos atrativos da cidade é de autoria do vereador Joel Elias Fadel que pede informações ao Secretário Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente quanto à possibilidade de se desenvolver projeto ‘luminotécnico’ em tecnologia de LED, para o Centro Histórico e Espaços Públicos desta Cidade, o pedido reitera o requerimento nº 291/2022.

Objetivo do requerimento é desenvolver um projeto de iluminação cênica em tecnologia de LED, que requer uma luz mais estética e artística e valoriza a história e influências culturais dos detalhes arquitetônicos. A iluminação em LED possui melhor desempenho, maior durabilidade, é mais econômica e indiretamente pode ser também um investimento em turismo e segurança.

O vereador presidente Neto Fadel (Patriota), parabenizou os colegas parlamentares e destacou a importância dos pedidos, pois são ligados aos atrativos turísticos da cidade e pede uma atenção especial do Executivo Municipal. “Temos um potencial de visitação para grande fluxo de turistas, precisamos preservar e conservar o que já temos” finalizou Neto.

Asfaltamento

O vereador Jhonnathan de Sousa Flugel (Podemos) apresentou um pedido dos moradores do Bairro Alpha Royal ao Secretário Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente que pedem a viabilidade da troca de pedras irregulares por asfaltamento na Rua Wesley Visoski Florêncio. As pedras se soltam, causando buracos na via o que acaba danificando os carros dos moradores.

Flugel apresentou também uma indicação ao Secretário Municipal de Segurança Pública sobre a necessidade de melhorias na sinalização da Rua Odiles Petreski, além de pintura de faixas e sinalizações para conscientização dos motoristas que utilizam a via.

Desobstrução de bueiro

Durante a sessão foram aprovados também indicações, como a do vereador Gerson Sutil (PSC) que pede ao Secretário Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente a necessidade de serviço de desobstrução de bueiro localizado na Avenida Presidente Kennedy, em frente ao nº 120, (OnlyCar Reciclagem de Cartuchos), no Centro. Devido às chuvas, com o bueiro entupido os maiores problemas dos moradores locais são as enchentes e alagamentos, como consequência.

Pista de Exames Práticos

Ainda na presenta sessão, foi aprovada pelos legisladores a indicação para o Secretário Municipal de Segurança Pública com a sugestão de criar um espaço com sinalização adequada para Pista de Exames Práticos do Detran, no Parque Lacustre II. Conforme o texto, o local possui um trânsito mais calmo, onde poderia ser destinado um espaço com a devida sinalização e até mesmo estrutura com abrigo para serem realizados os exames práticos do Detran, possibilitando maior segurança e apoio tanto para os examinadores quanto aos alunos.