Falta de espaço nos cemitérios preocupa vereadores

por claudiag — publicado 13/05/2021 15h11, última modificação 13/05/2021 15h11
População está enfrentando dificuldades

Na sessão ordinária realizada na tarde de ontem, 12 de maio, na Câmara Municipal de Castro, sob presidência do vereador Neto Fadel (Patriota), o vereador José Nocera (Patriota) apresentou requerimento em que solicita informações quanto a falta de espaço no cemitério Frei Mathias.

No documento, Nocera questiona o executivo sobre ação que está desenvolvendo para desapropriar terrenos antigos do cemitério e qual o procedimento a ser adotado com os locais que ficarão vagos. “Gostaria de saber como está sendo essa tramitação, e pedir urgência nesse processo”, mencionou. O vereador acrescentou que não há espaço para construção de novos túmulos nos cemitérios Frei Mathias no centro, Nossa Senhora do Rosário na Vila Rio Branco, e do Tronco, situação que leva os munícipes a recorrer a túmulos de parentes, ou em último caso, sepultar seus entes queridos em gaveta do Cemitério Municipal Nossa Senhora do Rosário (Vila Rio Branco).

Durante discussão da proposição, o vereador Joel Fadel (Patriota) relatou que há alguns anos se preocupa com a situação dos cemitérios. Fadel acredita que a maneira de resolver a situação é ampliando os cemitérios. No caso do Frei Mathias, Fadel citou que os túmulos a serem desapropriados são os mais antigos, que ficam próximos da entrada do local e tem custo elevado, valor que a população em geral não tem como arcar.

“Na Vila Rio Branco passa uma rua no meio do cemitério. Essa rua poderia ser fechada para serem construídos túmulos no local. No Frei Mathias, existem algumas áreas ao fundo que podem servir para ampliação e assim oferecer terrenos para construção a preços acessíveis. Forma de população ter acesso a túmulos mais baratos é aumentar a área”, argumentou o vereador. O requerimento foi aprovado por unanimidade e os questionamentos serão enviados ao prefeito municipal e ao secretário municipal de Gestão Pública.

Capela Mortuária- Após segunda análise em plenário, os vereadores aprovaram o projeto de lei nº 38/2021 que autoriza o executivo municipal a abrir crédito adicional especial no valor de R$ 80.000,00 para que possa ser aberto processo licitatório para compra de móveis, utensílios e equipamentos para a Capela Mortuária de Castro.

Hipermercado- Durante a palavra livre, o vereador Guto Beck (PP) parabenizou o prefeito Moacyr Fadel pelo anúncio da instalação de um Hipermercado Tozetto em Castro. “Essa notícia é muito boa, movimenta vários aspectos da nossa economia, demonstra o crescimento e desenvolvimento do nosso município. Parabéns ao prefeito e toda equipe e desejo boas vindas ao Tozetto”, disse Beck. Conforme divulgado nos canais oficiais da prefeitura de Castro o empreendimento irá gerar cerca de 800 empregos diretos e indiretos.