Saúde presta contas do último quadrimestre de 2022

por claudiag — publicado 24/02/2023 16h25, última modificação 24/02/2023 16h25
Secretária Maria Lídia apresentou relação de receitas e despesas da pasta

O vereador Professor Jonathan (PSC), presidente da comissão permanente de Saúde e Assistência Social, conduziu na tarde de ontem, 23 de fevereiro, às 15 horas, a audiência pública de avaliação do cumprimento do plano municipal de saúde referente ao 3º quadrimestre de 2022.

Os dados foram apresentados pela secretária de Saúde, Maria Lídia Kravutschke. Lídia apresentou tabelas com as receitas e despesas da secretaria nos últimos quatro meses de 2022, conforme cada fonte de recursos. As receitas do quadrimestre fecharam acima dos R$ 30,8 milhões e as despesas superaram R$ 31,9 milhões.

Lídia destacou que na atenção primária de saúde foram realizados mais de mil atendimentos no período analisado, além das especialidades e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A secretária também mencionou que a nova gestão do hospital municipal assumiu em 21 de dezembro de 2022 e que está evoluindo. “Ainda hoje tivemos uma reunião, estamos evoluindo, estão abrindo mais leitos, implantando mais serviços. É lento, não adianta dizer que é rápido que as coisas acontecem, mas está sendo tudo planejado com muita responsabilidade e muita atenção a saúde do castrense”, ressaltou.

Dentre as atividades realizadas pela equipe da secretaria no período, a secretária mencionou a entrega de 40 cadeiras de rodas motorizadas, parceria realizada junto ao Hemepar para campanha de doação de sangue, entregas dos kits do projeto “Minha mãe é 10!”, ações do projeto Pintando Sorriso nas escolas municipais.

Com relação a ouvidoria, Lídia mencionou a abertura de 53 registros no período analisado, sendo a maioria, 26, de solicitações, e 17 reclamações. O vídeo da audiência pode ser conferido na íntegra no canal da Câmara Municipal de Castro no YouTube.