Solenidade de 2002

por bruno — publicado 10/03/2015 13h55, última modificação 14/09/2015 15h30
Homenageados da Solenidade de 2002
Manoel Borba de Camargo- In Memorian

Formou-se no curso de Direito pela Universidade Federal do Paraná UFPR). Exerceu por um curto período função de promotor interino na comarca de Palmas, antes mesmo de se formar. Na cidade de Pitanga, também por alguns meses exerceu o cargo de promotor público interino, dedicando a diversas atividades, como advogado, professor, proprietário rural, loteador, político, dirigente e presidente de associações e sindicatos. Escritor, possui várias publicações, o principal livro "ABRIL VIOLENTO", que conta a luta dos Kaigangues com colonos, registrando os mais importantes fatos que tiveram aquela região (Pitanga) como palco.

Antonio Quelce Salgado

Formado por várias instituições nos cursos de História Natural, Genética Humana, Estatística e Estatística Biológica, Antonio Quelce Salgado é doutor em Ciências pela Faculdade de Ciências e Filosofia de Marília (São Paulo). Tem vários trabalhos publicados e já participou de diversos congressos, simpósios, entre outras atividades. No ano em que recebeu a homenagem, chefiou o Departamento de Psicologia, onde também coordenou o curso de pós-graduação em Psicologia. Está sempre trabalhando no desenvolvimento do ensino e pesquisa.

Paulo Sergio da Graça Torres Pereira

Violinista e maestro de renome internacional, Paulo Sérgio da Graça Torres Pereira realizou mais de 2.500 concertos como spalla, solista e regente de inúmeras orquestras profissionais na América e Europa. Ele fez cursos de graduação e pós-graduação em universidades de renome no Brasil e Estados Unidos. Recebeu muitos prêmios e honrarias em paises em que se apresentou como nos Estados Unidos, Venezuela, Inglaterra, Brasil e Itália. "Bicho do Paraná", o maestro já desempenhou as funções de Diretor Musical e Artístico da Orquestra de Câmara Brasileira, com o qual realizou uma série de concertos para professores das escolas públicas do Estado do Paraná e profissionais de várias áreas, tendo atingido aproximadamente 51 mil pessoas em mais de 140 concertos. Desenvolve trabalhos de alto nível musical com jovens músicos de Curitiba, regendo a Orquestra de Câmara e Jazz Sinfônica da PUC Paraná, onde gravou programas educativos para a Rede Vida de Televisão. O castense é spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná desde sua fundação, em 1985. É professor titular de Violino da Escola de Música e Belas Artes do Paraná.