Vereadores aprovam crédito para revitalização do Caramuru

por Thiago — publicado 21/11/2019 18h57, última modificação 21/11/2019 18h57
Outros quatorze projetos também foram aprovados pelos parlamentares

Os vereadores da Câmara Municipal de Castro aprovaram, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (20), a autorização para abertura de crédito adicional para revitalização do Estádio Lulo Nunes, o Caramuru. O projeto prevê R$ 215 mil para a contratação de empresa para a execução da obra, sendo esse valor referente a contrapartida do contrato de repasse do Ministério do Esporte.

Além desse projeto, os vereadores votaram outros quatorze. Em segunda votação, os vereadores aprovaram a abertura de crédito adicional de R$ 33 mil para aditivo de contrato da reforma da Unidade Básica de Saúde Herondina Grimbor de Oliveira, a adoção do aluguel social no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a ampliação do número de vagas para o cargo de técnico de enfermagem.

Já, em primeira discussão, foram aprovados nove projetos de autoria conjunta dos vereadores Gerson Sutil (PSB), Joel Elias Fadel (PSDB) e Neto Fadel (PTB) e outro de autoria apenas do vereador Gerson que nominam diversas ruas do Loteamento Jardim Novorizonte.

Também em primeira discussão, foi aprovada a criação do dia do adventista no calendário oficial do Município, proposta pelo vereador Joel, que será comemorado anualmente no dia 07 de dezembro. “Este projeto de lei vem reconhecer o trabalho feito pela Igreja Adventista em nosso Município desde 1932”, disse. O parlamentar também destacou o acolhimento das crianças, a ação solidária adventista e o projeto Desbravadores.

Dia da consciência negra

Durante a sessão, a vereadora presidente Fátima Castro (MDB) fez uso da tribuna para falar sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. “Eu não tinha como deixar de usar a palavra hoje para falar dessa data tão importante, pois essa data suscita questões sobre o racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira”, explicou.

A parlamentar também destacou a importância das comunidades quilombolas em Castro. Segundo ela, no Socavão há três e uma no Tronco. “Nosso Município tem quatro comunidades quilombolas, então era motivo para refletirmos sobre a possibilidade de criar um feriado para marcar essa data, além disso, a necessidade da criação de um conselho e um fundo municipal, para que o Município possa receber recursos e fortalecer ainda mais os direitos deles”, disse Fátima.

Cidadão Honorário

No sábado (23), os vereadores se reúnem novamente para sessão solene de outorga de título de cidadão honorário. Na oportunidade serão homenageados a Meritíssima Juíza de Direito Erika Watanabe, o Presidente do Sicredi Campos Gerais Popke Ferdinand van der Vinne e o Tenente-Coronel Flaubert Echnaton Ribas Bourguignon. A cerimônia é aberta ao público e acontece a partir das 17 horas no plenário da Câmara de Vereadores.