Saúde de Castro garante 100% de repasse federal

por claudiag — publicado 25/02/2022 13h40, última modificação 25/02/2022 13h40
Município conquistou nota 9,39 no Previne Brasil

A audiência pública da secretaria de Saúde, realizada na tarde desta quinta-feira (24/02) na Câmara de Castro, encerrou a agenda de audiências referentes ao 3º quadrimestre de 2021. A reunião foi conduzida pelo vereador Professor Jonathan (PSC) que é presidente da comissão permanente de Saúde e Assistência Social.

Dentre os destaques apresentados por Maria Lídia Kravutschke, secretária municipal, está a recente divulgação da nota que o município recebeu no programa Previne Brasil do Ministério da Saúde, novo modelo de financiamento e repasse de verbas do governo federal que analisa o desempenho através de sete indicadores relacionados a atenção primária à saúde. “O sistema de avaliação e repasse do ministério para os municípios deixou de ser verba fixa, antes produziu ou não produziu recebia o valor da mesma forma”, explicou.

Lídia ressaltou que a secretaria atua há alguns anos em sua estruturação e informatização, o que deixou o município organizado e facilitou a adesão ao novo programa. Dos 399 municípios do Estado do Paraná, Castro está na 16º colocação com nota 9,39 e ficou atrás de municípios com número populacional menor. “Estamos no caminho certo, pois a avaliação feita pelo ministério puxa os dados que temos no nosso programa, é um órgão externo nos avaliando. Essa nota garantiu que Castro receba 100% dos valores que já recebia, ou seja, não tivemos corte nenhum de verba, o que infelizmente aconteceu com muitos municípios”, enfatizou.

Durante a audiência a secretária mencionou sobre as metas pactuadas com a 3ª Regional de Saúde para o ano de 2021, cuja maioria foi cumprida pelo município, e apresentou as atividades desenvolvidas no período analisado durante audiência. Lídia destacou o trabalho de vacinação contra a Covid-19, foco do trabalho no ano de 2021, que possibilitou a diminuição de casos de internamentos e óbitos pela doença. “Agora vem a preocupação com a saúde mental da nossa população”, citou sobre os efeitos da pandemia.

Segundo Lídia, as despesas da pasta de saúde no terceiro quadrimestre, que corresponde aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, superaram os R$ 28 milhões. No ano todo, o município investiu em saúde mais de R$ 60 milhões.