Parlamentar pede uma estrutura nova para Escola Municipal Vicente Machado

por Salem Testa publicado 06/09/2023 17h38, última modificação 06/09/2023 17h38
Indicações foram para solicitar lombadas, redutor de velocidade e foram enviadas a Secretário Municipal de Segurança Pública e Infraestrutura e Meio Ambiente

Na tarde de hoje (06) foi realizada a primeira sessão ordinária do mês de setembro, na Câmara Municipal de Castro, sob o comando do vice-presidente Joel Elias Fadel (Patriota). No expediente da sessão foram apresentados; um projeto de lei de autoria do Executivo Municipal, nove requerimentos, oito indicações e realizada a primeira discussão de três projetos de lei.

Durante a discussão do requerimento n°297/2023 de autoria dos parlamentares Professor Jonathan Barros (Podemos), Guto Beck (PP), Jhonnathan Flugel (Podemos), Joel Fadel, Jovenil Rodrigues de Freitas (Podemos) e do vereador presidente Neto Fadel (Patriota) que solicita à Secretária Municipal de Educação informações sobre a reforma do telhado e construção de nova sede da Escola Municipal Dr. Vicente Machado, o professor destacou que o requerimento é mais uma lembrança do pedido que já foi realizado no começo do ano, “foi feito uma manutenção no telhado e tivemos uma conversa com a Secretária para adquirir um terreno para a escola. A princípio isso tem caminhado, quero agradecer a nossa Secretária pelo empenho”. Barros ainda realçou o seu pedido para que seja construída uma escola nova em um local adequado, “eu acho superimportante que se evite adquirir imóvel antigo, vamos tentar construir uma escola nova e bonita para que aguente por mais tempo” finalizou.

Indicações

Durante a sessão foram apresentadas indicações com o objetivo de implantações de lombadas, tachões refletivos, travessia elevada e redutores de velocidades em várias áreas do município.

O vereador Guto Beck apresentou duas indicações ao Secretário Municipal de Segurança Pública, sendo a necessidade de implantação de duas lombadas de terra (de forma preventiva) em frente à Empresa Verdau, no Parque Industrial I, Antônio Fiovarante de Napoli e outro pedido sobre a demanda de melhorias na sinalização horizontal e a colocação de tachões refletivos, no cruzamento entre as Ruas Sebastião Augusto Querne e Manoel José Braga, no bairro Jardim Colonial.

Jovenil Rodrigues de Freitas apresentou a sua reinvindicação para a colocação de travessia elevada na Rua José Waldemar Iucksch no bairro Jardim Arapongas, com a justificativa que a via tornou-se muito perigosa  para os moradores, devido à alta velocidade dos motoristas que por ali trafegam.

Já o parlamentar Jhonnathan Flugel apresentou a necessidade da instalação de um redutor de velocidade, além de melhorias na segurança da Estrada Santa Leopoldina e enfatizou que a instalação de placas e lombadas ajudaria na prevenção de acidentes e traria mais segurança aos moradores, pois os motoristas estão abusando da velocidade no local indicado.

Outra indicação com o mesmo pedido [lombada], foi apontado pelo vereador Luiz Cezar Canha Ferreira na Rua Oscar Wisoski, no bairro Jardim Pandorf. No texto do pedido, foi destacado que segundo relatos de moradores, na via indicada trafegam veículos pesados que andam em alta velocidade e em alguns casos acabam danificando as casas e causando até mesmo rachaduras nas paredes.

Limpeza

Professor Jonathan apresentou a necessidade de limpeza e reparos nos bueiros Ruas Maria Darmoris Swiech, Dr Conrado Caetano Erichsen, Atalipio Ribas de Castro e Albino Goltz, no bairro Jardim Alvorada. Essas ruas apresentam bueiros com tampos quebrados e entupidos, próximo à rotatória no fim da rua, oferecendo perigo de acidente para os moradores e quando chove, provoca sujeira e mau cheiro em frente às residências.

Pavimentação e Recapeamento

Freitas pede informações sobre a pavimentação asfáltica nas ruas Pedro Dallarmi, Ligia Menarim e Ziguimundo Kremer no bairro Jardim Santa Paula, onde moradores solicitaram com urgência a pavimentação asfáltica, para amenizar os problemas provocados pela poeira e todos os transtornos que a falta desta obra vem provocando. Cezar do Povo destacou a necessidade de recapeamento asfáltico na Rua Oscar Wisoski no bairro Jardim Pandorf.