Social apresenta relatório do 3º quadrimestre de 2021

por claudiag — publicado 21/02/2022 17h57, última modificação 21/02/2022 17h57
Nesta semana acontecerão mais duas audiências na Câmara

A secretaria municipal de Família e Desenvolvimento Social apresentou na Câmara Municipal de Castro, na tarde desta segunda-feira (21/02), a prestação de contas da pasta referente ao último quadrimestre de 2021. O encontro é uma exigência da lei municipal nº 3738/2020 e foi conduzido pelo vereador Professor Jonathan (PSC) que é presidente da comissão permanente de Saúde e Assistência Social.

A secretária Michelle Nocera Fadel apresentou as informações da pasta. Dentre as atividades socioassistenciais desenvolvidas no período, Michelle destacou a reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realização do 1º Fórum da Pessoa com Deficiência e atividades do Programa Recomenda realizado em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

A secretária também mencionou a realização, pela primeira vez, do “Programa Eco Feira” desenvolvido em parceria com a secretaria municipal de Agricultura nos bairros Jardim Alvorada e Vila Operária em dezembro. O programa consiste na troca de resíduos recicláveis por produtos produzidos pelos agricultores familiares. “Faremos outra Eco Feira em março. Além do Alvorada e da Vila Operária queremos atingir mais dois bairros e assim gradativamente aumentar esse programa”, citou.

Os vereadores Joel Fadel (Patriota), Maurício Kusdra (PSB), e Professor Jonathan manifestaram-se após a apresentação para enaltecer o trabalho da secretaria. Jonathan ressaltou a satisfação em ver a secretaria com tantos projetos em desenvolvimento, com a equipe se movimentando, oportunizando atividades e melhores condições para famílias e pessoas de diversas faixas etárias. “Quero parabenizar a equipe, sabemos do trabalho que é feito e da sua importância”, disse.

Entre outros, foram apresentados dados quantitativos do número de famílias em acompanhamento nos serviços de proteção social básica, de média e alta complexidade, além do número de participantes dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.  O montante de recursos aplicados pelo município na pasta em 2021 ultrapassou R$ 14 milhões, cerca de 5,88% do total do orçamento anual. O vídeo da audiência pode ser conferido na íntegra no canal da Câmara Municipal de Castro no youtube.

Na quarta-feira, dia 23, às 13h30 acontece a audiência pública de cumprimento das Metas Fiscais do 3º quadrimestre de 2021. Na quinta-feira, 24/02, às 15h30, a secretaria de saúde apresenta o relatório de Metas da Programação Anual de Saúde referente ao mesmo período.