Acessibilidade nos ônibus das linhas do interior

por claudiag — publicado 12/05/2022 12h30, última modificação 12/05/2022 12h30
Vereador solicita inclusão de veículos adaptados para atendimento dos usuários

O vereador Joel Antônio de Souza (PSC) apresentou na sessão desta quarta-feira (11/05), na Câmara de Castro, requerimento em que solicita informações para a Viação Iapó sobre a possibilidade de disponibilizar ônibus com acessibilidade nas linhas que atendem as localidades do Abapan, Socavão, Tronco e Guararema.

Na proposição o parlamentar menciona que este é um pedido dos moradores e usuários dessas regiões, que relatam a dificuldade das pessoas com deficiência em embarcar nos ônibus. Joel acredita que o atendimento do pedido trará mais conforto aos usuários do transporte. “Viabilizar essa mobilidade é garantir os direitos das pessoas em se locomover”, destaca.

O presidente Neto Fadel (Patriota) comenta que outro benefício da acessibilidade seria garantir maior independência das pessoas com mobilidade reduzida. “Os mais diversos locais devem ser acessíveis, mas antes é preciso oferecer condições para que as pessoas consigam chegar a eles”, reflete.

Aterro Zero – No encontro também foi aprovado requerimento de autoria do presidente, Neto Fadel (Patriota), com voto de congratulações para a Vapza Alimentos em reconhecimento a conquista da Certificação Nacional “Aterro Zero”. A empresa é a primeira de Castro a destinar 100% de seus resíduos para reciclagem, compostagem e coprocessamento, gerando impacto positivo ambiental e social. No âmbito da reciclagem, a Vapza estabeleceu parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Castro, a quem destinou cerca de 17 toneladas de materiais para serem reciclados de janeiro a abril de 2022.

Calçada- No expediente da sessão, constou indicação do vereador Professor Jonathan (PSC) apontando para a secretaria municipal de Educação a necessidade de construção de calçada no entorno do CMEI Professora Elizabeth Kugler, nas ruas João Batista Gonçalves e Cícero Moraes Collect. Jonathan também é autor de proposição que indica a instalação de lombada ou faixa elevada na Avenida Vicente Fiorillo, próximo ao Mercado J.M, localizado na Vila Operária.

Créditos- Receberam votação favorável e agora seguem para sanção, três projetos de lei que autorizam a abertura de créditos especiais. Eles irão assegurar a compra de equipamentos de informática para manutenção, materiais de higiene e gêneros alimentícios a serem destinados ao Lar Mariliana Barbosa e ao Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos São Vicente de Paulo e, também, a licença de software de aplicação para o setor de engenharia da secretaria municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente.