Diagnóstico precoce de TDAH

por claudiag — publicado 09/12/2021 15h08, última modificação 09/12/2021 15h08
Vereador solicita informações para Secretaria de Educação

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, conhecido como TDAH, apresenta como principais características a falta de atenção, agitação e impulsividade. É um transtorno que surge na infância e em muitos casos acompanha o indivíduo na vida adulta. Na sessão ordinária de ontem, 08 de dezembro, na Câmara Municipal de Castro, o vereador José Nocera (Patriota) apresentou requerimento em que solicita informações para a secretaria de Educação quanto a existência de programa de análise e detecção precoce do transtorno em alunos das escolas e CMEIs municipais e entidades atendidas pela secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

No requerimento, Nocera menciona que as crianças que vivem com esse transtorno precisam de atenção e tratamento o quanto antes, para que não tenham problemas de desenvolvimento escolar ou rejeição por parte dos amigos. Segundo dados apresentados na proposição, uma a cada três crianças com TDAH é diagnosticada no período pré-escolar e aproximadamente 50% delas precisa ser tratada com medicação. “Por isso a importância que os sintomas sejam notados na escola e dentro de casa, pois o diagnóstico e intervenção precoces do TDAH levam a benefícios e melhorias significativas tanto no desempenho escolar, quanto na vida social e familiar”, ressalta.

Em resposta positiva a existência do programa, o vereador pede que sejam enviados esclarecimentos sobre como é desenvolvido o ensino e as atividades dos alunos diagnosticados e quais as ferramentas são usadas a fim de melhorar a didática de ensino, compreensão e convivência.

Abertura de acesso- Através de indicação o vereador Paulinho Farias (PSD) aponta ao executivo a necessidade de abertura de um acesso na Avenida Vicente Fiorillo, localizada no Bairro Castroville, entre o Supermercado Condor e a Empresa Tratornew. O pedido se deve ao grande tráfego de veículos nessa via e as filas que se formam nas rotatórias em horários de pico. O vereador acredita que a medida desafogaria o trânsito e o fará fluir melhor.

Últimas sessões- O presidente, Neto Fadel (Patriota), convocou os vereadores para as últimas sessões ordinárias do ano a serem realizadas na próxima semana. Na quarta-feira (15/12) o encontro acontecerá às 16 horas, horário regimental. Já na quinta-feira, dia 16, a reunião iniciará às 15 horas, horário aprovado pelos vereadores em plenário.