Saúde apresenta dados do 2° quadrimestre

por claudia — publicado 22/09/2015 17h27, última modificação 22/09/2015 17h27
Secretário Júlio Sandrini fala aos vereadores

Nesta terça-feira, 22 de setembro, às 14 horas, a Câmara Municipal de Castro recebeu em seu plenário o Secretário Municipal de Saúde, Júlio Cesar Sandrini, para Audiência Pública de prestação de contas da pasta, referente ao 2° quadrimestre de 2015, que corresponde aos meses de maio a agosto do corrente ano.

O Presidente da Casa, vereador Gerson Sutil (PSB), abriu a reunião e passou a condução dos trabalhos para o Presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, vereador Paulo Cesar de Farias (PPS), que solicitou ao Secretário a exibição dos dados.

Sandrini iniciou a apresentação abordando o Relatório Resumido de Execução Orçamentária, em que demonstrou as receitas e despesas realizadas no período analisado. A receita nos quatro meses totalizou o montante de R$ 11.594.052,10 e as despesas R$ 12.709.567,81, sendo a diferença, de R$ 1.115.515,71, paga com recursos remanescentes da própria secretaria.

Na sequência o Secretário falou a respeito do Hospital Anna Fiorillo Menarim, da prioridade em reabrir a maternidade, da reestruturação da unidade hospitalar para atender as normas da Vigilância Sanitária, e sobre a abertura do processo de licitação para administração do mesmo.

Sandrini também explanou a respeito da reestruturação do processo de trabalho da Secretaria desde que assumiu o cargo em 08 de junho de 2015, das dificuldades a serem solucionadas até o final do mandato e as ações a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo. Além disso, afirmou que irá revisar o Plano Municipal de Saúde junto com o Conselho Municipal de Saúde, e discorreu sobre as ações desenvolvidas nos diversos eixos da saúde: atenção primária a saúde, saúde bucal, mental, da mulher, do adulto, dos idosos, da criança e do adolescente, atenção hospitalar, Unidade de Pronto Atendimento, assistência farmacêutica e vigilância em saúde.

Ao final da audiência um munícipe e os vereadores Aline Sleutjes Roberto (PSDC), Joel Elias Fadel (PSDB) e Herculano da Silva (PSL),  fizeram questionamentos e comentários acerca das informações apresentadas.