Projeto Rede 399 inicia as atividades em Castro

por Salem Testa publicado 25/05/2023 17h43, última modificação 25/05/2023 17h43
Irá percorrer 25 municípios com as principais ações do planejamento do Estado

Aconteceu hoje na Câmara Municipal de Castro o primeiro encontro do Rede 399, com a presença de diversas autoridades do Paraná. O projeto da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) vai de realizar encontros em 25 municípios paranaenses.

Iniciou em Castro com a presença do Secretário de Planejamento Guto Silva, dos Deputados Estaduais Moacyr Elias Fadel Junior (PMDB), Luiz Claudio Romanelli (PSD), a Prefeita e Presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) Elisangela Pedroso esteve presente e representou os prefeitos da região e o Vereador Presidente Neto Fadel (Patriota) representou os vereadores da Casa.

O objetivo do Rede 399 é aproximar o governo das pessoas, das governanças e entidades regionais, para seguir sintonizados com a situação da região e da comunidade. Durante o evento foram apresentadas as principais ações da secretaria, o Plano Plurianual (PPA) e os programas do Paraná Produtivo fase II e Conecta 399.

O Paraná Produtivo é uma iniciativa da Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes, em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Ipardes e com o Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, que busca implantar planos de desenvolvimento produtivo nas regiões que ainda não foram contempladas por nenhuma iniciativa já estruturada, baseando-se na premissa de que o desenvolvimento produtivo integrado tem caráter endógeno, partindo do alinhamento estratégico entre instituições públicas e privadas, aliado ao empoderamento da sociedade, em convergência a este objetivo comum.

PPA - PACTO PARA O FUTURO

Um novo PPA está sendo elaborado pela Secretaria Planejamento, cujas ações serão executadas pelo Governo do Estado entre 2024-2027. Com nova metodologia, pretende melhorar a integração entre os instrumentos de planejamento orçamentário (PPA e LOA), possibilitando melhor alocação dos recursos públicos e definindo prioridades a partir de evidências. Esse instrumento de planejamento de médio prazo de Estado é o eixo estratégico para o qual devem convergir o plano de governo, os planos setoriais e o planejamento estratégico das secretarias e órgãos estaduais. As metas pactuadas no PPA representam o compromisso do Estado com a sociedade paranaense.

CONECTA 399

Lançado em 12 de abril de 2023, o Conecta399 é um conjunto de ações da Secretaria do Planejamento visando unir prioridades identificadas nos territórios e oportunidades de captação de recursos para o planejamento territorial integrado. Seus focos são a cultura do planejamento e a promoção do desenvolvimento por meio de ações estratégicas e o fortalecimento dos canais de comunicação territorial.