Cemitério do Distrito do Socavão é destaque da sessão

por Salem Testa publicado 27/04/2023 14h25, última modificação 27/04/2023 14h25
Pedido já foi protocolado em 2021 e vereador pede novamente informações quanto a possibilidade de municipalizar

Na tarde desta quarta-feira (26) a Câmara Municipal de Castro realizou a última sessão ordinária do mês de abril. Dentre as matérias protocoladas para apreciação, constava o requerimento 145/2023 de autoria do vereador Jovenil Rodrigues de Freitas (Podemos), que pede informações ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Governo a possibilidade de desenvolver um projeto de lei para municipalizar o cemitério no Distrito do Socavão. Na justificativa do projeto foi destacado que o cemitério não comporta mais sepultamentos, pois já está praticamente lotado, sem banheiros e que a capela mortuária está em estado precário sem a mínima condição de uso.

Durante a discussão do pedido o parlamentar usou os cinco minutos para explicar o motivo de a solicitação entrar no expediente da sessão. “Estou reiterando o requerimento n°345/2021, pedindo informações ao Executivo quanto à possibilidade de municipalizar o cemitério do socavão, fui questionado pela comunidade e estou aqui novamente pedindo informações, os moradores pedem uma providência e até mesmo um aumento do cemitério” finalizou.

Na presente sessão foi aprovado o requerimento do vereador Jhonnathan Flugel (Podemos), que pede informações a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, referente ao espaço público localizado na Rua Adolfo Gustavo Lesnau, no Bairro Santa Cruz, sobre a viabilidade de construção de uma quadra de basquete, a pedidos dos moradores do bairro que solicitam um local de lazer para seus filhos, o espaço esportivo ajudaria como forma de recreação e de entretenimento dos moradores. O local indicado pelo legislador é bem conhecido pela população, onde de tempos em tempos ciganos ocupam o espaço.

Jardim Botânico

O vice-presidente Joel Elias Fadel (Patriota) apresentou o requerimento 138/2023 que solicita informações sobre a possibilidade de criação de um Jardim Botânico no Parque Lacustre com o objetivo e a finalidade de proteger e preservar espécies nativas e exóticas, resguardando de maneira adequada aquelas ecologicamente importantes para a restauração do ecossistema local.

Renúncia

O vereador Guto Beck (PP) apresentou a mesa diretora e aos colegas parlamentares a sua renúncia do cargo de 1° Secretário da Mesa, “agradeço a todos pela confiança que tiveram a mim e por motivos pessoais eu não continuo”, após o uso livre da palavra o vereador presidente Neto Fadel (Patriota), comunicou a eleição para 1° Secretário da Câmara na próxima sessão, no dia 03 de maio.

Saudação à Bandeira

Regulamentado através da resolução 03/2007 em parceria com as escolas municipais, na última sessão ordinária de cada mês é reservado momento para que um vereador convocado apresente um dos trabalhos na tribuna, o texto escolhido foi da Lavinia N. B. Kiers da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda.