Cidadãos Honorários- Vereadores aprovam concessão de três títulos

por claudia — publicado 08/04/2015 19h25, última modificação 14/05/2015 17h45
Projetos foram aprovados após segunda discussão

Nesta quarta-feira, 08 de abril, a Câmara Municipal de Castro realizou a segunda sessão ordinária do mês. Esta reunião foi presidida pelo Vice-Presidente, vereador Itari Cropolato (PSL), devido ausência do vereador Presidente, Gerson Sutil (PSB), que está em Curitiba participando de curso, e cuja falta foi abonada após apresentação de proposição.

Os parlamentares aprovaram por unanimidade após segunda votação três projetos de lei de autoria do vereador Joel Elias Fadel (PSDB), com apoio de vereadores da Casa Legislativa, que concedem título de Cidadãos Honorários de Castro a Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Renata Macedo de Paula e Izidro Constantino Guedes.

Fadel também é autor de dois, dos cinco requerimentos apreciados em turno único e, através deles, solicita estudos para instalação de redutor de velocidade na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto e informações sobre a Associação Caramuru Esportes de Castro/Caramuru Futsal. Esta segunda matéria foi comentada na tribuna pelo vereador após a leitura do expediente e antes da ordem do dia.

Neste momento Fadel abordou o fato de a associação ter vendido bebida na festa dos 311 anos de Castro sem possuir declaração de utilidade pública, requisito para instalar a barraca, e a questão de disponibilização de estrutura do Município em prol da realização de suas atividades. “Não sou contra o esporte, quero que a gestão cresça e seja boa, mas que tenha prioridades”, finalizou o parlamentar.

Aline Sleutjes Roberto (PSDC) assina pedido que diz respeito à previsão de ações de melhorias para as ruas do Bairro Santa Terezinha, como saneamento e pavimentação. A vereadora Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB), por sua vez, requer dados sobre a estimativa para a construção de pontos de ônibus cobertos nas comunidades do Distrito do Socavão para oferecer maior segurança e comodidade aos usuários.

O quinto requerimento é de autoria de José Otávio Nocera (PMDB) que questiona o Executivo acerca da destinação do barracão pré-fabricado construído ao lado do campo do Guedes, na beira do Iapó, qual o motivo do mesmo não estar sendo utilizado e quanto a existência de projeto para aproveitar este espaço. Todos os requerimentos foram aprovados.

Para primeira votação constavam na pauta três projetos de autoria do Executivo, sendo que dois não foram votados devido parecer das Comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento solicitando informações complementares. Apenas o de n° 16/2015 foi discutido e autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial no valor de R$ 5.200,00 para custear despesas com a ampliação da Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto por ocasião da pavimentação.  A matéria passa por segundo turno no próximo encontro.

Em plenário foram apresentadas seis indicações apontando as seguintes necessidades da comunidade: providências no acesso ao cemitério do Bairro do Tronco, instalação de poste de iluminação pública na Rua Antonio José Gomes, promover novamente na Casa o projeto “Saudação à Bandeira”, asfaltamento da Rua Dr. Odiles Petreski, readequação de estacionamento de veículos em frente ao Colégio Estadual Professora Joana Torres Pereira e, anti-pó na continuação da Rua Iereni Malherbi Sinhori.

A próxima sessão acontece na Casa de Leis, ás 14 horas, da próxima quarta-feira, dia 15 de abril.