Alunos da Escola Matilde Baer visitam a Câmara

por claudia — publicado 21/08/2015 17h05, última modificação 24/08/2015 13h39
Estudantes realizaram sessão jovem

A Câmara Municipal de Castro recebeu nesta sexta-feira, dia 21 de agosto, durante os períodos da manhã e da tarde, 244 alunos da Escola Estadual Professora Matilde Baer, entre 10 a 14 anos,  para participarem da Sessão Jovem, projeto do Legislativo que visa oportunizar o conhecimento e a prática de como funcionam a Casa de Leis e as sessões.

Inicialmente foi realizada explicação sobre o Poder Legislativo, as funções dos vereadores, os instrumentos de trabalho dos parlamentares, as Comissões Permanentes, os tipos de sessões e a normatização das ações da Casa, e então, os alunos foram convidados a exercitar o aprendizado realizando a votação dos vereadores da turma e simular uma sessão.

Durante a simulação abordaram vários temas como: a falta de áreas de lazer nos bairros, rampas para cadeirantes nas calçadas, maior segurança e policiamento no período da noite, término da reforma do hospital Anna Fiorillo Menarim e melhoria do atendimento nos postos de saúde, sinalização e faixas de pedestres, coberturas para os pontos de ônibus e a pavimentação de ruas.

A professora da instituição, Elisângela Klempovus, falou ao final das sessões sobre a importância dos alunos terem vindo até a Casa de Leis e obter este conhecimento, ressaltou a eles a respeito da responsabilidade de escolher bem seus candidatos para votar consciente, e os estimulou a convidar e a contar para seus familiares sobre o que aprenderam.

Durante a manhã o vereador Presidente Gerson Sutil (PSB) cumprimentou os alunos. No período da tarde os vereadores Herculano da Silva (PSL) e Itari Cropolato (PSL) estiveram presentes. Itari falou por alguns minutos aos estudantes, elogiando-os pelas ideias que apresentaram no plenário e incentivando-os a estudar. “Tenho certeza que vocês terão um futuro legal, podendo ser até um representante do povo, como um vereador ou deputado”, comentou o vereador.