Vereadores solicitaram mais segurança e patrulhamento nas escolas e CMEIs municipais

por Salem Testa publicado 05/04/2023 18h42, última modificação 05/04/2023 18h42
O autor do requerimento, vereador Joel Fadel lamentou a tragédia em Blumenau e destacou a importância do pedido.

Conforme as últimas noticias que repercutiram em todo o Brasil, sobre ataque nas escolas, NA sessão desta quarta-feira, (05), foram apresentados dois requerimentos com o foco nas escolas e CMEIs municipais.

O vereador Joel Elias Fadel (Patriota), apresentou o requerimento 108/2023 que pede informações ao Prefeito Municipal e à Secretária Municipal de Educação a possibilidade de instalação de câmeras de segurança nas escolas públicas municipais. Para o legislador, essa solicitação é urgente e essencial, “infelizmente esse requerimento coincidiu com acontecido em Blumenau hoje, mais uma prova que esse requerimento é importante” ressaltou.

Os dois parlamentares que durante a sua trajetória profissional estiveram em salas de aula, Professor Jonathan (PSC) e Maurício Kusdra (PSB), destacaram a importância do requerimento e da segurança de seus alunos.

Já no requerimento 111/2023 de autoria do vereador Paulinho Farias (PSD), que solicita estudo quanto à possibilidade de patrulhamento da Guarda Municipal, Guarda Patrimonial ou Polícia Militar nas instituições do município, tem como objetivo promover a segurança e coibir outros problemas.

Prado Velho

Foi aprovado o requerimento dos vereadores Professor Jonathan (PSC), Jhonnathan Flugel (Podemos) e vereador presidente Neto Fadel (Patriota), que requer ao Secretario Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente informações quanto à viabilidade de estudo para a captação de águas fluviais, meios-fios e asfalto na Rua Comendador Manoel Inácio no bairro Prado Velho.

Capela Mortuária Municipal

Na sessão foi aprovado o projeto de lei 06/2023 com emenda que institui a obrigatoriedade das funerárias fixarem em locais visíveis, informações quanto à possibilidade e ao direito de utilização da Capela Mortuária Municipal, de autoria do vereador Maurício Kusdra (PSB), Joel Elias Fadel (Patriota), Professor Jonathan (PSC) e Jovenil de Freitas (Podemos).

A lei pede que esteja em destaque a seguinte informação: “Todo e qualquer cidadão tem o direito à utilização da Capela Mortuária Municipal, sem qualquer taxa de pagamento, sendo que o usuário deve procurar o CRAS de referência em dias de semana e, nos fins de semana, acionar número de plantão da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social”.

Banheiros Públicos

Foi apresentado também o requerimento que pede ao Executivo Municipal à possibilidade de instalação de banheiros públicos no Parque Lacustre, reiterando o requerimento de n° 247/2022.

Durante a discussão os vereadores Joel Fadel e Maurício Kusdra reforçaram a importância tendo como base o local ser um ponto turístico da cidade e sua grande movimentação de pessoas. “Um espaço daquele tamanho, sem um banheiro é feio para a cidade, a pessoa vem de fora e não tem aonde ir” descreveu Joel.  O vereador Kusdra lembrou que o local é muito visitado por famílias e destacou a falta de um fraldário para que os pais possam trocar seus filhos durante o passeio.

Lacustre II

Os vereadores Professor Jonathan (PSC), Jhonnathan Flugel (Podemos) e vereador presidente Neto Fadel (Patriota), solicitaram informações ao Secretario de Infraestrutura e Meio Ambiente sobre a possibilidade da extensão de rede elétrica e colocação de lâmpadas de LED no Parque Lacustre II.