Vereadores aprovam 13 requerimentos

por claudia — publicado 25/02/2015 18h40, última modificação 15/07/2016 18h11
Professora fala na tribuna sobre greve da rede estadual de ensino

Na tarde desta quarta-feira, 25 de fevereiro, às 14 horas, a Câmara Municipal de Castro realizou a segunda sessão ordinária do mês. Após leitura do expediente, a reunião foi suspensa pelo Presidente da Casa, vereador Gerson Sutil (PSB), por vinte minutos para pronunciamento da Professora Imara Socela Quadros, participante do comando da greve em Castro, que explicou aos legisladores e colegas de profissão presentes os motivos da luta dos professores da rede estadual de ensino e solicitou o apoio dos vereadores na defesa da educação pública de qualidade.

Retomados os trabalhos os parlamentares passaram a votar os 13 requerimentos que constavam na ordem do dia para análise em turno único, sendo todas as matérias aprovadas por unanimidade. O vereador Presidente, Gerson Sutil (PSB), assina proposição solicitando ao Executivo informações quanto a viabilidade de implantar lei complementar que prevê redução de carga horária de trabalho semanal à servidora pública que seja mãe, esposa ou companheira, tutora ou responsável por pessoa portadora de deficiência.

Em outros dois documentos o parlamentar Itari Cropolato (PSL) requer dados sobre o manilhamento do bairro Araucária II e quanto a reforma da ciclovia no sentido Castro a Castrolanda. Aline Sleutjes Roberto (PSDC) é autora de requerimentos solicitando estudos para a inclusão no Código Tributário a isenção de taxas para eventos e entidades declaradas de utilidade pública e informações sobre as agentes comunitárias de saúde e as de combate às endemias.

Já o vereador Joel Elias Fadel (PSDB) apresentou em plenário apelo de melhorias para a Travessa Rogério Galetto situada no Bairro Lacustre e, ainda, Voto de Pesar pelo falecimento do Senhor Valdomiro Weigert Júnior.

Nas outras seis proposições os vereadores Antonio Sirlei Alves da Silva (DEM), Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC) e José Otávio Nocera (PMDB), Regiane Batista Severino (PRB), Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) e Paulo Cesar de Farias (PPS), pleiteiam, respectivamente, informações do Executivo Municipal referentes a: isenção de pagamento de passagens para cidadãos acima de 65 anos de idade nos ônibus circulares de Castro; disponibilidade de urnas funerárias;  existência de um projeto de infraestrutura para a Vila Nossa Senhora das Graças; possibilidade de troca de manilhas e instalação de redutor de velocidade na Rodovia Guataçara Borba Carneiro; linhas do transporte escolar no interior do Município; e, Voto de Pesar pelo falecimento do Senhor Renato Brisky.

Após primeira discussão e votação foram aprovados 8 projetos de lei de autoria do vereadores Joel Elias Fadel (PSDB) e José Otávio Nocera (PMDB) nominando ruas do Loteamento Colina das Palmeiras de Ruas Orlando Laroca Sobrinho, Julia Xavier Fadel, José Sidney de Paula, Armando de Biassio, Cidália Subtil de Paula, Sebastião Prestes Carneiro, Antão Prestes e Clementina Aparecida Iglesias Prestes.

Como o tempo de uma hora destinado para leitura do expediente esgotou antes da leitura das indicações, estas proposições não foram apresentadas nesta sessão e farão parte do expediente da próxima reunião. Ao final do encontro a vereadora Regiane Batista Severino (PRB) apresentou a poesia do aluno Maurício de Paula Lima da Escola Municipal Doutor Jahyr Lopes no momento da “Saudação a Bandeira”. A próxima sessão acontece na Casa de Leis na quarta-feira, dia 04 de março, às 14 horas.