Parceria público-privada para sinalização das ruas

por Claudia Geisler publicado 04/08/2022 14h44, última modificação 04/08/2022 14h44
Vereadores sugerem projeto para que placas de sinalização sejam doadas por empresas e utilizadas para publicidade

Nesta quarta-feira, dia 03 de agosto, a Câmara Municipal de Castro realizou a primeira sessão ordinária após o recesso regular do mês de julho. No encontro conduzido pelo presidente Neto Fadel (Patriota), os vereadores Joel Fadel (Patriota) e Jovenil Rodrigues de Freitas (Podemos) apresentaram requerimento em que citam a falta de placas nominativas de ruas e logradouros públicos em alguns bairros do município.

Visando sanar esse problema, os parlamentares solicitam informações ao Executivo sobre a possibilidade de elaborar projeto de lei que viabilize a realização de parceria entre o poder público e empresas privadas para promover a sinalização necessária. A ideia é que as empresas doadoras possam explorar comercialmente para publicidade o espaço sobre as placas, no topo do poste de fixação.

Durante a discussão da proposta, Joel Fadel citou que o projeto foi implantado em Ponta Grossa e está com boa adesão. “Em Castro temos um problema muito grande com a falta de placa nas ruas, é um serviço caro para ser executado pela prefeitura. Seria uma despesa a menos para a administração municipal e a cidade fica com as ruas identificadas”, relatou.

No documento os vereadores mencionam ainda que a participação da sociedade civil organizada, em conjunto com o poder público, tem sido uma maneira de fomentar o zelo e a responsabilidade que compete a todo cidadão no que se refere ao cuidado com o bem público. Fadel e Rodrigues destacam que a sinalização irá facilitar a entrega de correspondências e a mobilidade urbana de munícipes e turistas.

Revestimento asfáltico- A partir de abaixo assinado apresentado pela comunidade, o vereador presidente, Neto Fadel, protocolou proposição em que questiona o Executivo sobre a viabilidade de realizar o revestimento asfáltico no trecho entre a PR 151, que dá acesso ao escritório da Calcário Kraemer, até a Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Leopoldina. Os moradores relatam que estão enfrentando muitas dificuldades devido as condições da pavimentação neste percurso, o que pode ocasionar acidentes.

Indicações- Dentre as indicações apresentadas na sessão, constou pedido do vereador Guto Beck (PP) para que a Guarda Municipal intensifique as rondas de fiscalização no perímetro aos fundos da antiga Estação Ferroviária. O vereador também é autor de proposição que aponta a necessidade de manutenção em bancos, calçadas e canteiros na Praça do Jardim Colonial.