Parlamentares cobram medidas alternativas da Secretaria de Saúde

por Salem Testa publicado 18/05/2023 14h13, última modificação 18/05/2023 14h13
Vereadores discutiram sobre como é a entrega de fichas e falta de local adequado para os munícipes nas UBS da cidade

Na tarde de desta quarta-feira (17), foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Castro a sessão ordinária para apresentar diversos pedidos ao Executivo Municipal. Dentre os requerimentos, indicações e projetos de lei, o requerimento destaque da sessão foi 176/2023 de autoria dos vereadores Professor Jonathan Barros (PSC) e Jhonnathan Flugel (Podemos), que requer à Secretária Municipal de Saúde informações quanto à possibilidade de instalação de cobertura na Unidade Básica de Saúde UBS, Jardim das Araucárias.

O pedido é devido a atual situação da população que utiliza o posto para consultas, os moradores acabam esperando em frente à unidade de saúde para pegar ficha para consultar, chegando de madrugada e ficam ao relento, na chuva e no frio.

Professor Jonathan destacou durante a discussão do requerimento que o pedido foi feito devido ao fato de que ele sempre passa em frente à UBS e vê a situação dos moradores que tem que ficar ao relento para pegar ficha. “Vamos fazer uma cobertura ali, colocar um banco, já que não pode mexer na ficha” completou.

Os vereadores Joel Elias Fadel (Patriota), Cezar do Povo (União Brasil) e Mauricio Kusdra (PSB), usaram da palavra para ressaltar outros Postos de Saúde que passam pela mesma situação como, por exemplo, UBS da Vila Rosário, Primavera e Arapongas e pela forma com é distribuído as fichas no município. “Podemos achar outra forma de distribuir as fichas, tem que ter outra forma” destacou Joel.

Kudra relembrou outros requerimentos que já foram enviados à secretaria com o mesmo objetivo, “todo ano fazemos o mesmo pedido, esse modelo que fazemos de distribuição de ficha é arcaico, outras cidades não são assim, já existem outras formas, novas tecnologias” finalizou Kusdra.

Transporte público coletivo

Foi aprovado o requerimento que pede informações a empresa Viação Cidade de Castro sobre o trajeto e horários das linhas 2 e 4 do transporte público coletivo, pois a população tem questionado sobre a taxa do ônibus nesse trajeto, pois esta encontra-se com valor excessivo diante os horários e distância.

Recolocação do Semáforo

O pedido 163/2023 de autoria do vereador Guto Beck (PP) pede a recolocação do semáforo na esquina da Rua Santos Dumont, esquina com a Rua Cipriano Marques de Souza (esquina da Miara Tintas), diversos munícipes questionaram sobre a recolocação do equipamento e reclamam da dificuldade da travessia neste cruzamento, além de várias ocorrências de acidentes, a recolocação é talvez a solução para melhorar a fluidez e auxiliar na segurança de condutores e pedestres no local.