Atendimento de crianças com autismo

por claudiag — publicado 02/03/2023 14h06, última modificação 02/03/2023 14h06
Vereadores solicitam criação de centro especializado

Na tarde de ontem, 01, o presidente da Câmara Municipal de Castro conduziu a primeira sessão ordinária do mês de março. No encontro foi aprovado requerimento de autoria do vereador Professor Jonathan (PSC), com apoio de todos os parlamentares, solicitando informações para as secretarias municipais de Saúde e de Família e Desenvolvimento Social sobre a possibilidade da criação de um Centro de Atendimento para Crianças com Autismo.

No texto da proposição, os vereadores destacam que o município tem cerca de 160 crianças autistas na rede municipal. Os parlamentares também ressaltam que a existência de um centro de atendimento, com as mais diversas especialidades, amplia a possibilidade de desenvolvimento pleno das crianças portadoras do transtorno do espectro autista.

Durante discussão, Professor Jonathan (PSC) mencionou que o pedido não deve onerar o município de forma significativa, mas que é importante ter um local, um ponto de referência, para prestar atendimento às crianças e suas famílias, mesmo que no início seja um espaço locado. O professor descreveu que a criança autista precisa passar por terapias, além da sala de aula na escola, mas que nem todos os pais têm condições de pagar pelo atendimento particular.

“O município precisa com urgência fazer esse atendimento. A tendência é que o número dessas crianças venha a aumentar e a gente vai ter bastante dificuldade em gerar para essas crianças uma condição mais tranquila de aprendizado e até de comportamento, para que possam continuar avançando em suas vidas”, enfatizou Jonathan.

Prédio Público- Nesta sessão também foi aprovado requerimento do vereador Paulinho Farias (PSD) em que requisita informação sobre o imóvel que hoje é sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Farias apresenta o pedido para sanar dúvidas quanto a posse do prédio e questiona se o mesmo pertence ao Município ou ao Estado do Paraná.

Indicações- Dentre as indicações que constavam no expediente da sessão, duas são de autoria do vereador Jhonnathan Flugel (Podemos). Flugel aponta a necessidade de instalação de lombada na Rua Santa Cruz, próximo ao número 280, e a revitalização da cancha de areia localizada na Rua José Arthur de Jesus. Os pedidos serão encaminhados, respectivamente, para as secretarias municipais de Infraestrutura e Meio Ambiente e de Esportes e Juventude.