Iluminação pública moderna

por claudiag — publicado 24/06/2021 13h23, última modificação 24/06/2021 13h23
Vereadores autorizam operação de crédito para custear modernização

Castro mais iluminada, bonita e segura. Na sessão ordinária realizada na tarde de ontem, 23 de junho, na Câmara Municipal de Castro, conduzida pelo vice-presidente Joel Fadel (Patriota), os vereadores aprovaram em segunda votação o projeto que autoriza a prefeitura a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil, no valor de até R$ 7 milhões, para custear a modernização da iluminação pública com a instalação de lâmpadas de LED.

Durante a primeira discussão na semana passada, os parlamentares lembraram que o tema iluminação já foi abordado em plenário diversas vezes. Professor Jonathan (PSC) comentou que as lâmpadas atuais são muito antigas e que sempre recebe pedidos de munícipes solicitando reparos. “Eu consigo imaginar a cidade muito mais bonita do que está. Quero parabenizar o prefeito por essa iniciativa, que acredito não é gasto, é investimento para nosso município”, mencionou o vereador.

Maurício Kusdra (PSB) enfatizou o fato do sistema atual estar ultrapassado e da economicidade a ser gerada pela iluminação com lâmpadas de LED. “As lâmpadas de LED proporcionarão uma iluminação melhor na cidade, mais abrangente e muito mais econômica. São sete milhões de empréstimo, mas é investimento devido a economia que faremos ao longo do tempo”, frisou.

Joel Fadel (Patriota) ressaltou sua alegria ao ver que o projeto dará certo. “Teremos uma cidade melhor para se viver, mais bonita, e nossa sociedade viverá de forma mais segura e tranquila”, destacou. Em sua fala, Fadel aproveitou para lembrar que a iniciativa do projeto de lei que obriga o município a fazer a adequação da iluminação foi do legislativo através do ex-vereador Herculano da Silva. A lei, sancionada pelo prefeito Moacyr Fadel sob nº 3373/2017, concede o prazo de quatro anos para a referida substituição do sistema.

Violência Contra a Mulher- Os vereadores também aprovaram em segunda votação o projeto de lei nº 43/2021, de autoria do vereador Guto Beck (PP), que institui no calendário oficial do munícipio o dia 25 de novembro como o Dia Municipal de Combate a Violência contra a Mulher e ao Feminicídio.

Na justificativa da proposta, Beck explica que a data é a mesma em que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu como o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. Na defesa, o vereador também menciona dados como os divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) de que 472 mulheres morrem no Brasil a cada mês, 15,5 a cada dia, uma (1) a cada uma hora e meia.

O vereador também é autor da proposição que autoriza o executivo a fomentar a inserção de jovens no mercado de trabalho no âmbito do município. O objetivo é que o poder público promova alternativas para propiciar aos jovens iniciantes e com baixa renda familiar, uma preparação de qualidade para adquirir os conhecimentos necessários para iniciar uma carreira profissional profícua e de sucesso.