Legislativo tem nova missão e valores

por claudiag — publicado 24/02/2023 15h32, última modificação 24/02/2023 15h32
Câmara revisou resolução antiga e atualizou planejamento estratégico

A Câmara Municipal de Castro conta com nova missão e valores. Na sessão desta quarta-feira, dia 23 de fevereiro, os vereadores aprovaram o projeto de resolução nº 02/2023, de autoria da Mesa Executiva, que atualiza o planejamento estratégico da casa, em vigor desde 2013.

O presidente Neto Fadel (Patriota) comenta que a revisão do plano foi elaborada por grupo de estudos, formado por servidores de diversos setores, que identificou a necessidade de alterar a missão para adequá-la a realidade e anseios atuais da sociedade e de reorganizar os valores para anular redundâncias. “A missão e os valores são os norteadores do planejamento, base da cultura organizacional da Câmara na busca pela qualidade no atendimento ao cidadão”, relata.

A nova missão da Câmara de Castro é “representar os anseios dos munícipes, garantindo o exercício da democracia, por meio de elaboração de leis e da fiscalização dos atos da administração pública”. Já os valores institucionais são: desenvolvimento sustentável, ética, transparência e prevenção da corrupção e legalidade.

A atualização também se faz necessária para atender disposições de normas legais, como a nova lei de licitações, e orientações de órgãos fiscalizadores. O novo plano será implantado em março de 2023 e é válido até 2033. O documento será revisado sempre que necessário ou a cada dois anos.

Saneamento básico- Os vereadores também aprovaram o projeto de lei nº 63, enviado ao legislativo em 2022, que dispõe sobre a política municipal de saneamento básico. O projeto foi elaborado com base nas disposições das leis federais nº 11.445/07 e nº 14.026/2020 que estabelecem as diretrizes nacionais e a política federal de saneamento básico. Após envio de documentos complementares, a proposta recebeu parecer favorável da comissão de Constituição e Justiça. O projeto será sancionado pelo prefeito municipal e a lei publicada em Diário Oficial.

Reparos em asfalto- Os vereadores Professor Jonathan (PSC), Jhonnathan Flugel (Podemos), Jovenil Rodrigues (Podemos), Gerson Sutil (PSC), José Nocera (Patriota) e o vereador presidente, Neto Fadel (Patriota), assinaram juntos indicação apresentada na sessão, em que apontam a necessidade de reparos no asfalto da Rua Ana Muller no Jardim Bela Vista.  O pedido reflete solicitação dos moradores que alertam para o péssimo estado de conservação da via.

Audiência Social- A Câmara convida os munícipes para acompanharem a audiência pública de prestação de contas da Secretaria Municipal de Família e Desenvolvimento Social referente ao 3º quadrimestre de 2022. O encontro será na próxima terça-feira, dia 28 de fevereiro, às 14 horas, no plenário da Casa. É possível acompanhar de forma presencial ou em tempo real pelo canal da Câmara no YouTube.