Sessão é marcada por homenagens pelo Dia das Mulheres

por Thiago — publicado 07/03/2019 18h46, última modificação 07/03/2019 18h46
Vereadores fizeram uso da palavra para homenagear e lembrar das conquistas e direitos delas

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Castro foi marcada por homenagens pelo Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de Março. O vereador Herculano da Silva (PSC) apresentou o Requerimento 36/2019, solicitando voto de congratulações às mulheres pela comemoração do seu dia, que foi aprovado por todos os vereadores.

O legislador além de parabenizar as mulheres, lamentou o grande número de casos de violência contra elas. “Eu tenho visto na televisão tantos homens judiando das mulheres, matando. Só isso que aparece nas notícias. É uma barbaridade. É algo lastimável, deviam pensar que a mulher é um tudo”, disse. “Pra mim, a mulher é de extrema importância e deve ser tratado com o máximo carinho”.

A única mulher vereadora da Câmara de Castro, Fátima Castro (MDB), também discursou e homenageou as mulheres. A legisladora utilizou a tribuna para abordar, vários assuntos relacionado a mulher, entre eles a participação feminina na política. Ela destacou a importância da alteração da lei eleitoral, que, primeiro, instituiu cotas para as candidaturas femininas e, posteriormente, determinou uso do fundo eleitoral em suas campanhas.

“Como a única vereadora e presidente, eu não poderia deixar de usar a palavra para fazer menção a essa data tão importante”, disse. “Não se mudam séculos de história em cinquenta anos, mas nós conseguimos conquistar autonomia, legitimar o estudo e o trabalho, o direito ao sufrágio e controle da natalidade”, concluiu.

O vereador Maurício Kusdra (DC) também utilizou a palavra para falar sobre o assunto. Ele falou sobre a participação feminina na política e parabenizou a Câmara de Castro por eleger uma mulher para a presidência da Casa. Além disso, ele lembrou da importância da luta dos movimentos de mulheres que resultou em diversas conquistas. “O dia oito não é um dia apenas para dar flores, chocolate e parabéns, mas também fazer memória pela luta delas”.

Mudanças administrativas

Durante a sessão, também foram aprovados por unanimidade e em votação única, três projetos de resolução, todos de autoria da mesa diretora. As resoluções preveem a revogação da Resolução 04/2012, que criou o projeto de Ginástica Laboral, a criação da comissão de avaliação de desempenho de pessoal e estágio probatório e a criação do cargo de administrador geral, que deixa de ser efetivo e passa a ser comissionado.

GALERIA DE FOTOS PAUTA DA SESSÃO ÁUDIO DA SESSÃO